Entenda a importância da manutenção preventiva de sistemas
A manutenção, de forma geral, é um conjunto de procedimentos e tarefas que são realizadas em equipamentos e sistemas que têm como objetivo mantê-los desempenhando de forma eficaz todas as suas funções.
Dentre os tipos de manutenção, a preventiva é uma das mais conhecidas em todo o mundo, tendo como meta manter os sistemas o mais próximo das condições ideais e com isso assegurar sua operação de forma confiável.
Caso você não conheça exatamente como funciona a manutenção preventiva e como ela deve ser realizada, não se preocupe! Este post é exatamente para você! Confira a seguir e veja tudo o que você precisa saber sobre a manutenção preventiva aplicada a sistemas!
O que é a manutenção preventiva?
Essa manutenção amplamente aplicada em todo o mundo tem como objetivo evitar o aparecimento das mais diversas falhas, o mal funcionamento e as quebras em sistemas. Todas as intervenções preventivas são realizadas antes que qualquer sinal de falha ou problema apareça no sistema ou equipamento.
De forma totalmente contrária à manutenção corretiva, todos os procedimentos preventivos são programados e planejados. Dessa forma todos os usuários não são pegos de surpresa, evitando paradas de processos, perdas de informações e, principalmente, gastos desnecessários.
É muito importante que os CIO’s tenham sempre em mente que a manutenção preventiva não é um procedimento que reduz as trocas de sistemas, hardwares e equipamentos, mas permite que a empresa planeje os gastos e diminua as intervenções corretivas — que são caras e exigem paradas.
Importância da manutenção preventiva
Pelo fato desse tipo de manutenção ser totalmente planejada, ela possibilita que os diretores e gerentes tenham total controle sob todos os processos e atividades da empresa. Além de auxiliá-los a ter conhecimento de todos os recursos necessários para que o negócio mantenha sua operação.
Quando as empresas realizam um programa de manutenção preventiva bem definido, consegue-se facilmente prever o consumo de itens de reposição e materiais, garantindo que a empresa trabalhe com o mínimo de estoque e não carecendo de sistemas, computadores, placas e hardwares sobressalentes para suprir as quebras.
Aplicação da manutenção preventiva
Muitos gerentes e diretores de TI acabam tendo um pouco de dificuldade quando tratamos da aplicação da manutenção preventiva em si. Na informática, a manutenção preventiva refere-se aos procedimentos que têm como objetivo prevenir qualquer dano que os servidores ou sistemas possa sofrer, como: problemas no HD, perda de memória, falhas de sistema, danos no processador, infecção por vírus e diversas falhas que possam ocorrer no sistema operacional.
Obviamente, não é possível alcançar uma prevenção total, mas consegue-se evitar boa parte das perdas e defeitos que possam ocorrer nos sistemas. Dentre os procedimentos mais comuns, podemos citar:
- Limpeza periódica do sistema de arrefecimento dos servidores
- Limpeza de placas e hardwares
- Instalação de antivírus e outros dispositivos e programas de proteção
- Verificação periódica do desempenho das máquinas e sistemas
- Verificação da temperatura do ambiente
- Acompanhamento da memória e do uso de HDs
- Realização de backup de informações e dados diária, semanalmente e quinzenalmente
Todos esses procedimentos devem ser implantados por diretores e gerentes de TI em suas empresas, pois isso pode garantir o pleno funcionamento do setor e dos processos da empresa e evitar gastos desnecessários, a perda de informações e paradas inesperadas.
Não deixe de ver também 6 práticas para reduzir custos com TI e Telecom e aumentar ainda mais a lucratividade do seu negócio!
Aprendeu o que é e como fazer a manutenção preventiva de sistemas? Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!
Deixe um comentário