Fibra óptica ou cabo de cobre: qual deles sobreviverá?

Fibra óptica ou cabo de cobre: qual deles sobreviverá?

A dúvida entre fibra óptica ou cabo de cobre há décadas ronda o mundo tecnológico quando o assunto é cabeamento para distribuição de dados.

De fato, no final dos anos 1980, quando a tecnologia óptica começou a se tornar comum, a resposta parecia óbvia e predizia o abandono dos cabos de cobre.

Contudo, o tempo mostrou que a história não é bem assim. A indústria tem levado a tecnologia que utiliza o metal a limites que antes eram inimagináveis, o que torna a concorrência entre os tipos de cabo ainda mais interessante.

Neste post vamos analisar as diferenças existentes entre as tecnologias, buscando oferecer subsídios para a melhor escolha.

O cabo de cobre

O cabo de cobre em pares trançados constitui a solução mais tradicional adotada para o cabeamento de rede. Esta se baseia pura e simplesmente na transmissão de sinal elétrico por cabo metálico.

Com preço bastante acessível, por serem flexíveis, os cabos de cobre são de fácil manuseio e tranquilos de instalar. Além da transmissão de voz e imagem, esse tipo de cabeamento também é eficiente para a transmissão de dados em distâncias de até 100 metros, com taxa variando entre 1 e 10 Gbps.

Portanto, para curtas distâncias e para volume reduzido de dados esse tipo de solução atende muito bem. Como o custo é baixo, pode resolver esse tipo de necessidade com bastante economia e em várias situações.

Por outro lado, é preciso lembrar que o sinal que transita por cabo de cobre sofre perda de potência em grandes distâncias. Sendo assim, se a exigência aumenta quanto à distância, é hora de começar a pensar na fibra óptica.

A fibra óptica

Foi a partir do invento do físico indiano Narinder Singh Kanpany, em 1952, que foram lançadas as bases para o desenvolvimento da tecnologia comercial que revolucionaria a transmissão da informação.

Hoje, a fibra óptica responde pela transmissão de informações nos mais variados formatos e por vários meios. Gradativamente, ela vem substituindo o cabeamento de cobre.

Os diferenciais que colocam a fibra óptica em vantagem sobre o cobre dizem respeito à capacidade que ela tem de transmitir grande volume de dados por meio de grandes distâncias e com velocidade muito maior do que aquela que o metal permite.

Por exemplo, uma fibra óptica com a espessura de um fio de cabelo pode transmitir dados equivalentes a 2,5 milhões de chamadas telefônicas simultâneas. Para obter o mesmo desempenho com o cobre seria necessário um cabo com diâmetro de seis metros!

Além disso, cabe considerar que a fibra óptica não oxida, o que a torna mais durável que o cobre. Ela também não está sujeita a interferências, o que torna as redes mais seguras e os processos mais confiáveis.

O cabeamento ótico ainda é mais caro do que o de cobre. Mas a tendência é de que, com o tempo, a tecnologia se torne cada vez mais acessível, o que tornará o seu uso ainda mais abrangente.

A escolha entre fibra óptica ou cabo de cobre

Com base no que vimos, é possível dizer que, como o cabo de cobre é mais barato do que a fibra óptica e como a indústria tem conseguido manter um bom desempenho no que se refere à capacidade de oferecer produtos melhores, é possível que a tecnologia sobreviva ainda por bastante tempo.

Por outro lado, para as necessidades mais exigentes, como transmissão de grande volume de imagens 3D, desde já a fibra óptica é a melhor solução até mesmo para curtas distâncias.

Se você quiser mais informações sobre fibra óptica ou cabo de cobre, deixe o seu comentário abaixo.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br