Entenda como ter um contrato SLA ideal para sua empresa

Entenda como ter um contrato SLA ideal para sua empresa

O outsourcing de TI hoje é fundamental para otimizar a produtividade e tornar o papel do setor ainda mais estratégico dentro da empresa. Mas como garantir que o serviço contratado entregará a estrutura que você precisa?

Para não ter problemas e tornar a solução realmente relevante para a sua operação, é muito importante um cuidado especial na hora de assinar o contrato SLA. Veja como você pode buscar nele os elementos ideais para não ter dor de cabeça no futuro:

Comece pelo começo

Os contratos em nível de serviço recebem muito menos cuidado que deveriam em várias empresas porque elas não encaram o documento como ele deveria ser encarado: um compromisso de relacionamento.

Dependendo da negociação, a prestação de serviço pode durar anos e ter uma multa de rescisão proibitiva. Portanto, o diretor responsável precisa ter muita certeza do que está contratando antes de assinar.

O primeiro passo é garantir o básico. O que esse contrato irá exigir da prestadora? Algumas informações devem estar bem claras:

  • natureza do serviço,
  • disponibilidade do serviço,
  • desempenho do sistema,
  • volume de entrega,
  • rotinas de manutenção,
  • valores discriminados.

É fundamental que o planejamento de implementação do outsourcing seja feito por completo antes de fazer sua pesquisa por prestadores de serviço. Dessa forma, você tem mais certeza do que a empresa precisa e pode buscar o contrato SLA que melhor atende às suas necessidades.

Busque definições claras sobre responsabilidades

Mesmo que o contrato seja adequado em serviços oferecidos, não existe sistema perfeito. O diretor de TI também precisa ficar atento quanto ao plano de ação da prestadora quando algo não sair como o esperado:

  • Ação em caso de falhas: o contrato deve definir com clareza que tipo de ações devem ser tomadas em crises e quais são as responsabilidades de ambas as partes para implementar a solução.
  • Prazos e meios de resolução: também deve haver uma definição sobre prazos para aplicação de medidas de contenção e reparo e como essa ação se dará nos casos de falhas mais comuns.
  • Comunicação e suporte: por último, você deve buscar informações claras sobre canais de comunicação entre contratado e contratante e como se dará o suporte (por exemplo, em que casos ele será físico ou remoto e se há algum custo adicional em determinadas situações).

Tente incrementar seu contrato SLA

Seguindo as indicações acima, você está pronto para garantir um bom contrato SLA para a sua empresa, mas por que não buscar algo mais?

O último passo para garantir o melhor negócio para a sua empresa é tentar encontrar serviços extras que facilitem o relacionamento entre as partes ou dê vantagens competitivas na produtividade dos funcionários.

Um exemplo seria incrementar a prestação de serviço com soluções de monitoramento baseado em IoT, como a implementação de sistema que informa sobre ocorrências diretamente por pop-up no celular dos profissionais envolvidos.

Ou seja, para assinar o melhor contrato SLA, você precisa ficar de olho no que ele oferece, como ele oferece e ainda buscar soluções para agilizar a prestação do serviço, suporte e implementação dentro da sua empresa.

Ficou com mais alguma dúvida? Está pensando em assinar um contrato, mas alguns itens ainda te deixam com um pé atrás? Então entre em contato com nosso time de especialistas que eles irão te ajudar!

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