O que é e como é feito o Retrofit?

O que é e como é feito o Retrofit?

Na primeira vez que chegamos a um novo escritório, a primeira coisa que fazemos é arrumar tudo e deixar todos os itens devidamente organizados. Canetas no lugar, papéis nas gavetas com a devida identificação, zero bagunça em cima da mesa, e por aí vai.

Com o tempo e com as atribulações do dia a dia, é comum que essa organização vá se perdendo. Novos papéis vão chegando e virando pilhas, canetas velhas ficam sem tintas e não são jogadas no lixo, e você vai se adaptando e reorganizando tudo para manter um mínimo de ordem, certo?

Porém, cedo ou tarde, será preciso reorganizar tudo de novo e fazer aquela limpa nas gavetas, na mesa, e ainda acrescentar novas ferramentas, como um organizador de papéis, que poderão otimizar a distribuição dos itens e ainda o seu trabalho. Sem saber, você acaba de fazer um retrofit.

Mas, afinal, o que é o retrofit?

Na verdade, o retrofit não está bem relacionado com a organização do ambiente de trabalho. A metáfora acima foi usada para explicar de uma maneira mais simples como ele funciona.

Retrofit é um termo que surgiu ligado às áreas da Arquitetura e Engenharia Civil. Ele significa, basicamente, “colocar o antigo em forma”, ou seja, é a mesma coisa que você fez na sua mesa, porém aplicado a prédios e edificações.

Mais do que uma simples reforma, o retrofit envolve uma série de ações que buscam modernizar a construção, corrigir falhas, readequar instalações e deixá-la mais funcional para atender melhor às atuais necessidades de quem a usa.

Quais os benefícios do retrofit?

Prédios e edificações são como nossa mesa de escritório. Com o tempo, novas necessidades vão surgindo e as instalações que no início foram projetadas para atender às demandas daquela época, não mais servem para atender adequadamente às atuais.

Além disso, novas tecnologias surgem a todo momento, criando ferramentas e possibilidades diferentes para tornar a gestão do edifício melhor e mais simples.

O retrofit é justamente a oportunidade de corrigir falhas e distorções que foram criadas e acumuladas com o passar do tempo de uso de uma instalação. Além de atualizar o sistema existente de acordo com as atuais normas, ele melhora da qualidade do ar, reduz custos operacionais, gera economia de energia e valoriza o imóvel.

Como é feito o retrofit?

As edificações antigas perdem funcionalidade com o passar dos anos e precisam mudar, até mesmo para atender às exigências de normatização que podem mudar ao longo dos anos. O conceito do retrofit prevê a revitalização do prédio, conservando aspectos originais e adaptando-os para atender às novas exigências e padrões.

Para começar, deve ser feito um estudo verificando sua viabilidade econômica. Em seguida, será feito o recálculo de carga térmica, a elaboração dos estudos preliminares de viabilidade técnica, elaboração do projeto e avaliação da relação custo-benefício.

De início, tudo isso pode parecer muito trabalhoso e custoso, porém o retrofit não só traz benefícios para o trabalho de quem usa a edificação, como também reduz gastos, diminuindo o número de manutenções e a conta de energia com o uso de sistemas que possuam maior eficiência energética.

Uma obra de retrofit deve passar pelas seguintes etapas: demolição controlada, reforço da estrutura, fechamento, acabamentos e piso, substituição e modernização das redes elétrica, de telefonia, de dados, hidráulica e do ar condicionado e, por fim, a fachada.

Tudo isso feito por uma empresa especializada, que estará preocupada em deixar a edificação mais funcional de acordo com suas necessidades, reduzindo custos sem perder as características originais do prédio.

E se você se interessou pelo conceito do retrofit e quer saber mais sobre como começar o projeto nas instalações da sua empresa, deixe um comentário abaixo com suas dúvidas que a gente te ajuda!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br