Entenda os principais cuidados na manutenção do data center

Entenda os principais cuidados na manutenção do data center

A manutenção do data center é uma tarefa muitas vezes difícil e trabalhosa. Porém, como se trata de um equipamento com uma infraestrutura complexa, é de extrema importância que ela seja realizada com o máximo de cuidado possível, já que o data center armazena informações importantes, sigilosas e vitais para as empresas.

Para fazer a manutenção de um data center para que ele funcione perfeitamente é preciso ter atenção a diversos fatores. A seguir, veja alguns deles:

Analisar o espaço físico

Esse é o primeiro item a ser verificado na manutenção do data center, que precisa de um espaço bem dimensionado e proporcional à quantidade de servidores alocados.

Quando o espaço físico é maior do que o necessário, isso eleva os custos com o equipamento, que vai precisar de maior refrigeração, o que implica diretamente em uma manutenção e conta de luz mais caros. Já um local com pouco espaço pode provocar sobreaquecimentos e limitações na capacidade do data center.

Verificar a segurança

Os servidores e dados alocados no data center devem ser verificados com relação à segurança, especialmente no caso de contingências, para que todos as informações hospedadas se mantenham seguras contra ataques e vazamentos.

Realizar um backup antes do início da manutenção do data center é altamente recomendável, para evitar a perda de dados, no caso de uma falha.

Providenciar a refrigeração adequada

Para que o equipamento funcione plenamente, é essencial que a refrigeração do espaço físico que ele ocupa seja adequado seja adequada ao porte do data center em questão.

Os maiores problemas de manutenção do data center geralmente estão ligados ao aquecimento excessivo, que pode ser causado por uma refrigeração inadequada ou uma falha no próprio equipamento, fatores que levam a um mau funcionamento e lentidão dos servidores.

Portanto, na hora da manutenção, verifique os fatores que podem levar ao aquecimento e faça o monitoramento do sistema de refrigeração, para evitar falhas e problemas no equipamento.

Trocar estruturas obsoletas

Quanto mais antigo é o equipamento, pior é o seu rendimento. Por isso, é importante efetuar a substituição de estruturas obsoletas, que são mais lentas e exigem maior refrigeração do que data centers mais novos.

Uma boa opção para as empresas é apostar na computação em nuvem, para migrar de um sistema antigo a um mais atualizado, sem ter altos custos.

Verificar a estrutura de rede e o cabeamento

Na hora de fazer a manutenção do data center, é imprescindível checar o cabeamento – elétrico ou por meio de dados – e toda a infraestrutura de rede. Essa ação é necessária, pois o equipamento opera com uma grande densidade de servidores.

Por isso é necessário que a estrutura de rede e o cabeamento sejam de boa qualidade, fácil gerenciamento e que permitam uma rápida detecção de problemas de rede.

Outsourcing na manutenção do data center

Em muitos casos, devido à rotina corrida da empresa, é complicado designar uma equipe para a manutenção. Nessas horas, é melhor investir no outsourcing para realizar essa tarefa.

Uma terceirizada especializada em serviços de TI pode garantir à sua empresa uma manutenção de data center perfeitamente confiável e estável. Para quem deseja modernizar os servidores e sistemas, essa é a alternativa mais segura e de menor custo.

Para que todos os servidores da sua empresa trabalhem corretamente, é importante seguir essas dicas e fazer a manutenção do data center da forma correta. Assim, todo o sistema corporativo terá muito mais eficácia e maior confiabilidade.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então entre em contato com a Digicomp e saiba mais detalhes.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br