Veja como melhorar a sua infraestrutura de TI

Veja como melhorar a sua infraestrutura de TI

Em tempos de crise, o principal desafio da área de TI é fazer mais com menos, ou seja, manter a qualidade dos serviços encontrando maneiras de realocar recursos para investir em ações que suportem melhor os objetivos de negócio da empresa.

E para conseguir otimizar a infraestrutura de TI, é preciso ter em mente dois pontos: o papel da TI nos processos da organização e como uma gestão eficiente desses pode garantir que a infraestrutura presente cumpra as metas de performance e disponibilidade exigidas.

Acompanhe conosco e veja algumas dicas de como fazer isso e preparar sua infraestrutura, deixando-a pronta para seus próximos planos.

Pense sempre na escalabilidade da infraestrutura de TI

A escalabilidade é a capacidade de uma estrutura ou sistema de crescer e atender o aumento nas suas demandas, sem perder a qualidade do serviço. Com uma infraestrutura de TI escalável, é possível garantir que os serviços dentro da empresa estejam sempre funcionando, mesmo quando houver picos na demanda.

Isso te dará também tranquilidade para cuidar dos demais aspectos da TI da empresa, sem ter que ficar “apagando incêndio” a todo momento.

Revise custos e redirecione recursos para a inovação

Em um momento em que a palavra de ordem é redução de custos, os recursos para investir em inovação e em melhores estruturas podem vir dos lugares mais simples e inesperados.

Por exemplo, os gastos com energia de um Data Center podem representar até 45% dos custos do mesmo, o que pode ser um bom ponto de partida para economizar e redirecionar recursos.

Investir em eficiência energética para seu Data Center é só o primeiro ponto, você deve rever todos os gastos do departamento e fazer uma avaliação sobre o que pode ser melhorado, agrupado ou renegociado, para que a economia gerada seja reinvestida em inovação e novos recursos.

Avalie os processos e automatize atividades repetitivas

A automatização dos processos deve ser uma tarefa constante. É comum que, com o passar do tempo, algumas atividades percam a eficiência e se tornem repetitivas, o que pode gerar morosidade aos processos da empresa.

Por isso, é essencial avaliar os procedimentos regularmente, identificando atividades que podem ser automatizadas. A automação irá trazer maior eficiência às atividades, além de permitir o diagnóstico de possíveis falhas com uma maior precisão.

Aumente a eficácia do serviço contando com um parceiro de qualidade

Contar com um serviço terceirizado, oferecido por um parceiro de qualidade, garante o bom funcionamento das questões tecnológicas e oferece inovação constante à sua infraestrutura de TI.

Além disso, você terá à sua disposição o suporte técnico especializado necessário para eliminar qualquer dificuldade de imediato e assegurar o bom funcionamento de todos os sistemas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Essas simples medidas irão permitir que você melhore a infraestrutura de TI e garanta a boa produtividade da mesma para trabalhar em prol dos objetivos de negócio da empresa.

E se você quer continuar aprendendo sobre como otimizar a gestão do seu departamento de TI, leia também nosso post sobre como utilizar indicadores de desempenho para sua equipe!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br