O que é e por que implementar o NOC?

O que é e por que implementar o NOC?

A Era da Informação está a todo vapor, e a cada dia novas tecnologias trazem dispositivos mais modernos, acessórios e sistemas para lidar com a enorme quantidade de dados gerada pelas redes informáticas no mundo todo.

Contudo, com essa grande profusão de informações trafegando pelo universo digital, torna-se cada vez mais difícil e demorado ter controle e acesso aos arquivos certos sem investir em centralidade. E é aí que entra a importância de se implementar o NOC.

O que é o NOC?

Em poucas palavras, o Network Operations Center (ou Centro de Operações de Rede, em português) é um time de técnicos especializados que, por meio de softwares específicos, monitora e controla múltiplas redes a partir de um único local.

Normalmente, NOCs fornecem uma atuação preventiva e proativa com o intuito de manter as atividades das redes em pleno funcionamento e, também, realizar funções essenciais como organizar demandas por prioridade, comunicar com técnicos em outras áreas e reportar problemas.

O NOC pode atuar de maneira eficiente na supervisão, monitoramento e gerenciamento de Data Centers e de centenas de sistemas de rede em tempo real, como GMG, no-breaks, CFTV (Circuito Fechado de Televisão), ar-condicionado, controles de acesso, quadros elétricos de distribuição e subestações.

Quais as funções do NOC?

A função primordial do NOC é oferecer tranquilidade aos gestores da empresa, uma vez que todos os seus sistemas estarão sendo constantemente monitorados e cuidados pela central. Os técnicos averiguarão as condições da infraestrutura, da produtividade e da segurança, fazendo ajustes e manutenções quando necessários.

Como exemplos de outras importantes funções do NOC, podemos citar:

  • monitoramento de rede;
  • reação rápida a incidentes;
  • administração de sistemas de comunicação (e-mail, voz e vídeo);
  • relatórios de performance, qualidade e otimização;
  • instalação, solução de problemas e atualização de softwares;
  • gerenciamento de patches;
  • backup e armazenamento;
  • firewall e controle de IPS;
  • análise de ameaças externas;
  • escaneamento de antivírus e medidas de remediação;
  • coordenação de políticas de uso.

Quais os benefícios de implementar o NOC?

Quando sua organização lançar mão de um sistema eficiente de monitoramento de redes, como o NOC, você vai experimentar um aumento na produtividade, no tempo de resposta e, claro, terá um balanço financeiro animador no final do mês.

Tradicionalmente, empresas usam o modelo “quebra/arruma”, completando um serviço de TI somente quando o problema aparece. Porém, o grande contratempo disso é fazer sua equipe de TI perder muito tempo e dinheiro resolvendo pendências de maneira reativa, e não proativa.

Já com o NOC, seu time terá em mãos uma estrutura de softwares e serviços que possibilitarão identificar e encontrar soluções para futuras situações, antes de acontecerem. E as vantagens não param por aí.

Controle de mais dispositivos sem precisar contratar mais funcionários

O NOC funciona como uma extensão do seu time, o que significa que você terá condições de gerir mais dispositivos sem ter que passar pelo dispendioso processo de entrevistar, contratar e treinar novos técnicos.

A escalabilidade também é uma vantagem dessa estrutura. Se sua empresa precisar instalar novos terminais de rede ou até implementar mais sistemas de controle predial, como sensores com RFID, o Centro de Operações de Rede terá todas as condições de monitorar e gerenciar esses novos pontos.

Atuação mais estratégica e direcionada da equipe de TI

Um dos grandes benefícios do NOC está no monitoramento de alertas e organização de tarefas. A central pode filtrar centenas (ou milhares) de eventos que ocorrem nas redes e abrir chamados apenas para aqueles problemas que requerem medidas.

Se uma situação é de alta prioridade, o sistema possibilita o envio da tarefa diretamente para os técnicos lidarem. Com isso, sua equipe não fica perdida em meio a uma enxurrada de alertas e de chamados sem importância, deixando-os focados em atividades mais relevantes e que possam trazer inovações para a companhia.

Se você busca por um sistema centralizado e eficiente para monitorar e gerenciar seus sistemas, implementar o NOC é a resposta mais adequada para suas demandas. Esse modelo proativo pode aumentar o lucro e a produtividade da sua empresa, sem perigo de interrupções em sua comunicação.

Quer ficar por dentro de todos os assuntos mais interessantes sobre engenharia e tecnologia? Então assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossas novidades!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br