As 5 vantagens do Retrofit

As 5 vantagens do Retrofit

Com espaços cada vez mais reduzidos e disputados nas grandes cidades, novas técnicas de construção estão ganhando notoriedade. Nesse contexto de busca por economia, sustentabilidade e aproveitamento de espaços, as vantagens do Retrofit têm se destacado.

Com o Retrofit é possível aliar os pontos positivos dos imóveis antigos com as vantagens das instalações modernas. Por isso, essa técnica vem crescendo em grandes cidades e deve ser cada vez mais comum no país. Continue acompanhando para entender mais e conhecer 5 vantagens do Retrofit!

O que é o Retrofit

O Retrofit é uma técnica de construção na qual a estrutura original de um imóvel antigo é mantida enquanto todas as instalações são modernizadas. Em resumo, os prédios clássicos ganham um ar moderno sem perder sua originalidade.

Por meio dessa técnica, as construções antigas ganham facilidades novas como elevadores e garagens. Todo o empreendimento é modificado para atender às normas atuais de segurança e acessibilidade.

Já a modificação do projeto arquitetônico da fachada depende da vontade dos proprietários. Se o prédio for um patrimônio histórico, por exemplo, pode-se manter as características originais. Por outro lado, também é possível modernizar completamente a fachada, adicionando elementos contemporâneos como vidro e aço.

As vantagens do Retrofit

O Retrofit tem se mostrado uma boa alternativa para aproveitamento de construções antigas em grandes centros urbanos. Já é adotado na Europa, nos Estados Unidos e agora no Brasil. Conheça 5 vantagens dessa técnica!

1. Redução do consumo de energia

A eficiência energética é uma grande preocupação das construções modernas. Durante a reformulação do imóvel com o Retrofit são instalados medidores de energia individuais, além de sensores de presença nas áreas comuns e aparelhos de ar-condicionado modernos.

No exterior, podem ser utilizados vidros reflexivos e revestimentos que auxiliam na manutenção da temperatura dos cômodos, diminuindo o gasto com ar-condicionado. Todas essas soluções juntas podem reduzir em até 30% o consumo de energia do imóvel.

2. Redução do consumo de água

Os sistemas hidráulicos modernos foram adaptados para reduzir o consumo de água. A automatização de sistemas de irrigação, o reaproveitamento da água e o uso de restritores de vazão são algumas das técnicas que levam a uma redução de até 50% no consumo de água de um edifício após o Retrofit.

3. Aproveitamento de espaços

A possibilidade de aproveitar os grandes espaços das construções antigas é mais uma vantagem do Retrofit. Os prédios antigos normalmente eram construídos com cômodos maiores e pé direito mais alto.

Ao manter a estrutura praticamente intacta, o Retrofit aproveita esses espaços e garante mais conforto aos usuários do imóvel.

4. Qualidade de materiais

As construções costumavam ser feitas com materiais muito mais resistentes do que os materiais utilizados hoje. O Retrofit tenta preservar os materiais como madeira maciça, paredes de tijolos, tacos e assoalhos, mantendo a solidez e o toque clássico da construção.

5. Valorização do imóvel

Uma reforma com essa técnica valoriza o imóvel porque agrega o que há de melhor nos imóveis antigos e novos. A união de boa localização e bons espaços com instalações modernas e econômicas torna os empreendimentos altamente atrativos. Por isso, o Retrofit tem ganhado espaço e tende a crescer ainda mais.

Por fim, reforçamos que a sustentabilidade, a economia e a qualidade são as grandes vantagens do Retrofit. Esperamos que você tenha gostado de conhecer mais sobre essa grande tendência do mercado! Se quiser continuar lendo sobre temas interessantes, assine a nossa newsletter e acompanhe todas as atualizações do blog!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br