Como proteger os dados e controlar o acesso nas empresas?

Como proteger os dados e controlar o acesso nas empresas?

Estabelecer o controle de acesso, tanto nas dependências físicas como também no acesso às informações armazenadas em computadores, é uma prática cada vez mais comum no mundo corporativo e são muitos os motivos que levam a isso.

Dentre as principais razões está a defasagem dos tradicionais métodos de controle e também o crescimento das ocorrências de cibercrimes no mundo. Segundo o relatório Norton Cyber Security Insights Report 2016, o Brasil teve aproximadamente 42.4 milhões de vítimas afetadas pelos cibercrimes no último ano.

Os prejuízos decorrentes de um eventual roubo, acesso indevido ou violação de documentos, bens privados e informações confidenciais podem ir além do lado financeiro. Acontecimentos assim mancham a imagem da empresa e degradam a confiabilidade por parte dos clientes.

Sabendo de todos os riscos que a sua empresa está correndo, certamente você está se perguntando por onde e como começar a agir, não é mesmo? Mas, não se preocupe! Neste artigo falaremos sobre o que é e como fazer o controle de acesso em sua empresa. Confira!

O que é controle de acesso?

Quando falamos em controle de acesso logo relacionamos o termo à segurança patrimonial. Como o próprio nome já diz, o seu objetivo é justamente controlar o acesso que pessoas têm à empresa, seja físico ou virtual.

Até nos dias atuais ainda é comum encontrar empresas cujo acesso de pessoas é feito de maneira simples, usando-se de pessoal treinado especializado, catracas e cartões magnéticos.

Porém, é necessário pensar mais amplamente sobre controle de acesso. A tecnologia se encontra disponível para oferecer soluções muito mais seguras tanto para controlar o acesso de pessoas como para proteger informações.

Como o controle de acesso pode ser feito em sua empresa?

Neste tópico elencaremos alguns mecanismos de segurança que podem ser rapidamente implantados na empresa.

Automação predial

A automação predial permite o uso de dispositivos, com a finalidade de gerir e automatizar as mais diversas tarefas, tais como:

  • Iluminação: o controle de iluminação é um grande recurso para reduzir os gastos com energia. Com ele é possível regular a intensidade das lâmpadas, instalar sensores de movimento e programar as luzes para acenderem automaticamente sempre que começar a escurecer.
  • Segurança: a segurança é outro aspecto que pode ganhar força com a automação. Com o uso de sensores, por exemplo, pode-se detectar um incêndio antes mesmo que ele se alastre, fugas de gás, inundações e a presença de pessoas não autorizadas no local. Tudo isso com o auxílio de câmeras de monitoramento e a leitura biométrica.
  • Climatização: um bom complemento ao controle de iluminação para gerir custos de energia é o controle da climatização, que permite a programação de horários para que equipamentos de ventilação sejam ativados ou desativados.

Automação de pontos de entrada e saída

Implantar a automação dos pontos de entrada e saída é um excelente mecanismo de segurança para registrar o fluxo de pessoas e, principalmente, detectar a presença de intrusos ou gente não autorizada.

Unindo os recursos de biometria (impressão digital, padrão de voz ou padrão retinal) a um software específico, o qual acessará um banco de dados, essa automação permite que se saiba imediatamente quem está entrando/saindo da empresa.

Implantação de Firewall

Partindo agora para a parte lógica, um bom Firewall é capaz de prevenir inúmeros ataques e acessos indevidos às informações da empresa, visto que essa proteção atua como uma barreira que delimita o acesso a informações específicas e controla o tráfego de dados entre computadores e redes externas.

Por meio de um Firewall é possível estabelecer diversos filtros e privilégios que impedem o acesso não autorizado e dificultam, sobretudo, o trabalho dos cibercriminosos que estejam visando os dados de sua empresa.

Criptografia de dados

Quando documentos e arquivos digitais são criptografados, somente quem tem acesso autorizado a eles poderá consultá-los ou modificá-los. Ou seja, a criptografia impõe uma autenticação que, caso não seja validada, faz com que o arquivo se torne inacessível e as informações nele contidas ininteligíveis.

Outros ótimos recursos de controle podem ser obtidos com a implementação da tecnologia em nuvem (cloud computing).

Então, gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário para registrar sua dúvida ou opinião!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br