Confira as 6 vantagens de se ter um Data Center próprio

Confira as 6 vantagens de se ter um Data Center próprio

No início da Tecnologia da Informação, um enorme e caríssimo computador era assistido por diversos técnicos e ocupava todo um andar, realizando funções que hoje qualquer celular é capaz de fazer. Na era da computação em rede, a maior parte das atividades realizadas em um gadget não é processada internamente, mas utiliza de conectividade para acessar bancos de dados e softwares externos.

Quanto ao mundo empresarial, a migração para data centers em nuvem nos últimos anos é evidente e a expectativa é que continue acontecendo. Gigantes como Amazon, Google e Microsoft oferecem serviços semelhantes aos que uma companhia produz com o seu setor de TI local sem que precise investir em infraestrutura, manutenção e modernização.

Semelhante, entretanto, não é igual. Os detalhes fazem a diferença e, por isso, muitas empresas optam por data centers próprios ou mistos. Conheça, no post de hoje, 6 vantagens de se ter um Data Center próprio!

1. Controle

Se você quer um serviço bem-feito, faça você mesmo — diz o ditado. Por mais poderosos que os data centers em nuvem venham a ser, a relação que você tem com eles é como cliente e não como chefe ou dono. Em que investir recursos, quais as prioridades e quais as minúcias e possibilidades do sistema? Isso não lhe caberá mais decidir. É como ir à pizzaria e querer decidir a temperatura do forno.

2. Segurança

Com todas as informações sensíveis que um data center contém, segurança é um assunto primordial. Quem tem acesso à rede e aos computadores? Quais as medidas de segurança online? E fisicamente, o espaço está equipado para impedir a entrada de invasores e conter situações de risco, como incêndios e inundações? Tudo isso faz parte do planejamento de um Data Center.

Ao transferir essa responsabilidade, você pode não estar preparado caso as coisas deem errado — talvez você não sabia nem mesmo dos riscos envolvidos, mas, de repente, tem seu sistema quebrado e seus dados perdidos ou expostos.

3. Confiança

Nas empresas que trabalham com informações sigilosas, como na saúde e advocacia, ou quando envolvem direitos de propriedade intelectual, assim como nos órgãos governamentais, os clientes (ou cidadãos) estarão interessados em saber como os dados são protegidos  — você sabe responder? Alguns servidores externos nem mesmo repassam relatórios a esse respeito, cabendo a você e, respectivamente, a seus clientes confiar neles. Nem todo mundo está disposto a isso.

A melhor forma de garantir a inviolabilidade do seu sistema é mantê-lo próximo — e seus clientes sabem disso. Eles levarão esse fator em conta na hora de escolher entre os concorrentes. Afinal, o vazamento de certos dados pode ser catastrófico e irreversível.

4. Personalização

Cada setor de atividade tem sua especificidade na forma como utiliza, acessa e trabalha os dados. Um sistema genérico tende a ser mais barato e pode fazer muito pela sua empresa, mas tem algumas funções que simplesmente não estarão disponíveis. Um data center feito para você terá sempre a sua cara, e isso pode fazer toda a diferença na eficiência e produtividade do seu negócio.

5. Responsividade

A equipe está enfrentando problemas técnicos, está com dúvidas ou precisa resolver uma questão muito específica? Ainda que o custome service de data centers em nuvem seja 24h e muito eficiente, ele não será direcionado especialmente para a sua empresa e não estará ciente das suas dificuldades individuais. A relação humana é muito importante para que os funcionários se sintam seguros e bem preparados para lidar com o sistema, e nada melhor para isso que um técnico a alguns andares de distância.

6. Economia

Na contramão do mercado, o Dropbox, um dos maiores armazenadores de dado em nuvem mundo, transferiu 90% dos dados que estavam sob tutela da AWS para data centers próprios. Segundo a empresa, a partir de um certo patamar de crescimento vale mais a pena gerir os próprios dados que deixá-los a encargo de outros.

Depois de compreender todas essas vantagens, vale ainda usar de parcimônia. Não há porque radicalizar, já que os data center em nuvem e terceirizados também tem diversos pontos positivos. Integrando data centers públicos e privados, pode-se alcançar níveis incríveis de eficiência, segurança e economia.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br