Qual o papel da Internet das Coisas no monitoramento de empresas?
Durante muitos anos, a interação entre máquinas e humanos por meio de inteligência artificial e ambientes automatizados era apenas fruto da imaginação dos roteiristas de filmes de ficção científica, que retratavam a vida no século XXI com uma perspectiva futurista.
Pois bem, parece que estamos cada vez mais próximos de viver na realidade que os filmes projetavam, pois tecnologias como a Internet das Coisas e Inteligência Artificial estão causando uma grande revolução tanto na vida das pessoas como no cotidiano das empresas.
No artigo de hoje você entenderá qual é o papel da Internet das Coisas no monitoramento empresarial. Continue a leitura para conferir!
Como a Internet das Coisas atua no monitoramento empresarial?
O setor de TI está em constante evolução e a cada dia novos recursos e ferramentas são criadas para contribuir com desenvolvimento dessa área. Um exemplo disso é integração de tecnologias como a Indústria 4.0 e a Internet das Coisas, que elevou o monitoramento empresarial a um novo patamar.
A princípio, o uso desse conceito estava apenas no monitoramento de dispositivos físicos de TI, como switches ou roteadores. Entretanto, à medida que a virtualização de redes evoluiu, novas funcionalidades foram aplicadas (monitoramento 2.0) com o intuito de processar e reunir novos tipos de informações relevantes.
A execução de aplicativos e softwares em nuvem tornou a virtualização ainda mais importante para o setor, permitindo que um alto nível de monitoramento fosse alcançado. Estamos nos referindo ao monitoramento de recursos e serviços dos mais variados ângulos, que garante a funcionalidade de todas as conexões na nuvem e seus sistemas.
Além de monitorar máquinas virtuais, dispositivos e aplicações baseadas em nuvem, a chegada da Internet das Coisas permitiu que a crescente demanda de dados gerados e os processos cotidianos das empresas pudessem ser analisados com muito mais eficiência, visto que todas as “coisas” são conectadas à rede.
Com base na natureza heterogênea da Internet das Coisas é possível projetar um cenário muito mais amplo e simplificado a respeito do monitoramento empresarial nos próximos anos.
Quais são os principais usos da Internet das Coisas no monitoramento empresarial?
Melhorias nos processos de produção e manutenção
Como citamos anteriormente, uma das aplicações mais expressivas da tecnologia no meio empresarial atualmente, é a Indústria 4.0. Com a integração de sensores inteligentes em todas as máquinas e equipamentos na linha de produção da empresa, é possível obter informações sobre as condições das peças, equipamentos e componentes responsáveis pela produção.
Dessa forma, os gestores podem identificar possíveis falhas, antes que qualquer problema ou avaria possa ocorrer, evitando que a operação precise parar e a produtividade do negócio seja afetada, além de reduzir custos significativos.
Se uma máquina for danificada durante os processos logísticos de uma alta demanda, os prejuízos serão altos pois envolverão:
- vendas perdidas;
- redução da competitividade com os concorrentes;
- perda de credibilidade no mercado;
- custos de manutenção de emergência;
- multas e penalidades por atrasos nas entregas dos produtos ou serviços.
Os sensores são capazes de criar padrões no funcionamento das máquinas, pois identificam alterações no calor e na vibração dos equipamentos e apontam problemas em potencial, permitindo que os técnicos façam as devidas reparações a tempo de evitar gargalos na produção.
Otimização do setor de logística
Outro uso da Internet das Coisas que traz grandes benefícios às empresas é a otimização do setor de logística.
O fato de ser possível integrar sensores em contêineres, caminhões e caixas, por exemplo, permite que os gestores acompanhem todas as informações sobre o trajeto da carga em tempo real, além de conferirem suas condições de armazenamento e como os pacotes estão sendo manuseados.
Basicamente, a Internet das Coisas torna o monitoramento dos processos logísticos muito mais eficiente, reduzindo o tempo de entrega, melhorando a qualidade do atendimento ao cliente e garantindo um alto índice de produtividade.
Como você pôde conferir no artigo de hoje, a chegada da IoT fez com que o monitoramento empresarial se tornasse muito mais acessível para empresas dos mais variados segmentos de atuação do mercado, e não apenas para o setor de TI.
E você, ainda tem alguma dúvida sobre qual é o papel da Internet das Coisas no monitoramento empresarial? Tem alguma experiência ou dica sobre o assunto que queira compartilhar com a gente? Então deixe o seu comentário!
Deixe um comentário