3 dicas de planejamento para CIOs em 2019

3 dicas de planejamento para CIOs em 2019

Aqui estamos: início de 2019, tempo de refletir, mensurar e avaliar o desempenho das suas estratégias de TI e táticas implementadas durante este ano.

Mas agora não é somente o momento de olhar para trás: também é tempo de começar a pensar como você, no papel de CIO, vai se preparar para começar 2019 pronto para enfrentar os desafios que virão pela frente.

E para ajudá-lo com esse processo, fizemos este post com algumas dicas de planejamento para o ano! Acompanhe.

1. Investindo em inovação

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte — uma consultoria empresarial inglesa responsável pela pesquisa anual sobre a performance de CIOs em diversos segmentos —, metade dos CIOs dedica menos de 10% do seu budget em inovação.

E quando vemos a velocidade com que a TI tem desenvolvido novas soluções, aplicar tão pouco investimento em inovação é um fator de risco para as empresas que queiram evoluir com o mercado. Por isso, para se manter competitivo no próximo ano, é essencial priorizar a inovação. Para começar, identifique em quais áreas da sua empresa ela é mais necessária para que você possa começar a planejar o futuro.

Também é importante avaliar e decidir quais riscos você está disposto a correr ao investir em novas tecnologias. Somente você, como CIO, pode determinar isso.

Mas lembre-se: manter-se no caminho seguro não levou as maiores companhias de hoje a chegarem onde estão. Por isso, comece 2019 planejando seus custos e calculando os riscos.

2. Alinhando as áreas

É impossível passar mais de 10 minutos online sem esbarrar em informações sobre como, no futuro, os CMOs passarão mais tempo se dedicando à TI, como é importante existir um alinhamento entre o CIO e o CFO e diversos outros artigos sobre como todas as áreas da empresa dependem e se envolvem cada dia mais com a TI.

A verdade é que, em 2019, veremos mais colaboração que nunca entre as diversas diretorias de uma empresa. E o seu papel, como CIO, será ainda mais essencial.

Para conseguir atingir os objetivos organizacionais, você deverá entender as prioridades dos diferentes departamentos e garantir que eles possuam as bases para ter sucesso.

Isso significa que você deve ter um conhecimento profundo da necessidade de dados e de infraestrutura do CMO, dos números de produtividade do CFO e da visão do CEO da sua companhia — apenas para nomear algumas das prioridades!

3. Reduzindo custos e renovando a eficiência

Alguns desafios que você enfrentará no próximo ano já são velhos conhecidos: reduzir custos e aumentar a eficiência são duas coisas que estarão na agenda dos CIOs ainda por um bom tempo.

Entretanto, em 2019, você terá mais oportunidades do que nunca para fazer isso de uma maneira que não só traga benefícios para o seu departamento, mas também para o negócio como um todo.

Seja por meio do investimento em serviços de gestão de impressão ou pela reavaliação da sua política de segurança (ou o que for que sua empresa precise), planejar custos, reduzindo gastos desnecessários, ainda será uma das suas prioridades para o ano que vem.

Em uma realidade em que as tendências na tecnologia estão alterando a dinâmica dos processos e dos resultados de uma organização, o CIO que assumir um papel estratégico, seguindo as dicas de planejamento acima para o próximo ano, sem dúvidas será aquele que conquistará destaque e reconhecimento.

E você, gostou do nosso post? Compartilhe nas suas redes sociais!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br