5 benefícios da contratação de serviços em regime turn key
Os desafios da gestão empresarial são complexos e exigem o domínio de conhecimentos de diversas áreas. Estratégia do negócio, gestão de pessoas, controladoria e contabilidade, avaliação de riscos, gestão da TI, relacionamento com stakeholders, satisfação do cliente e por aí vai.
Essas são só algumas das principais disciplinas que tomam conta do tempo de um líder de negócio e muitas vezes a solução é terceirizar parte dos processos. Nesse contexto, uma das soluções que vale a pena ser considerada é o regime Turn Key, no qual a condução de um pacote robusto de projetos fica integralmente sob responsabilidade de um parceiro estratégico.
No Turn Key, a principal característica é a confiança. Ninguém entrega a chave da própria casa (como referência ao nome do regime) a um desconhecido, a alguém que não demonstrou credibilidade ou que pode devolver a casa mais desorganizada do que recebeu.
Principais benefícios do regime Turn Key
- O cliente tem apenas um único contrato para gerenciar, para entrega do projeto completo, sem pontos cegos na contratação e nas entregas previstas.
- Redução do risco e de problemas legais para o cliente, já que a empresa contratada assume toda a responsabilidade sobre os subcontratados.
- O contratado assume compromissos de desempenho, estabelecidos em cláusulas do contrato, o que dá a tranquilidade sobre o cumprimento dos acordos.
- O cliente fica isento do relacionamento com diversos fornecedores e dos desgastes decorrentes de eventual “jogo de empurra” na hora do cumprimento de responsabilidades compartilhadas.
- O cliente fica disponível para se dedicar à sua atividade-fim, deixando a expertise da empresa contratada suprir as demais necessidades do negócio.
Aplicabilidade do Turn Key
Engenharia
A modalidade Turn Key é muito comum quando a demanda é de alguma obra de grande vulto, como parques industriais, edifícios corporativos, prédios comerciais, shoppings e hospitais entre outros tipo de ambientes. Pois estes ambientes demandam a prestação de serviço de diferentes fornecedores no mercado e possuem maior complexidade na gestão de planejamento e execução da obra.
Com o Turn Key, a contratada centraliza as responsabilidades ao integrar outros fornecedores e dar a sua garantia de que a orquestração será bem feita. Na verdade, isso fica transparente ao cliente, que apenas gerenciará a entrega, que realmente importa. Assim, a contratada se responsabiliza pelo projeto, gestão de mão de obra, alocação de recursos e o cliente recebe o que necessita funcionando plenamente, basta virar a chave e iniciar a operação.
Data Center
Outro exemplo é o Data Center: Por ser um ambiente de grande densidade tecnológica, com uma grande variedade de subsistemas e a necessidade de integração entre eles, trata-se de um ambiente que exige mão de obra especializada desde a contratação do projeto até sua completa execução. Além disso, o Data Center é o coração da empresa que armazena todos os dados e os disponibiliza aos usuários, quando necessário, permitindo assim a continuidade do negócio e/ou serviço prestado.
Quando a decisão é ter um Data Center próprio o primeiro passo é buscar no mercado um fornecedor que possa se tornar parceiro estratégico e que possua autoridade no assunto, para que durante a execução do serviço o cliente possa enriquecer-se de mais informações específicas, além de receber orientações consultivas sobre o serviço contratado.
Subsistemas como Energia, Climatização, Detecção e combate a incêndio, Segurança e Infraestrutura são alguns dos instalados em um Data Center que requerem conhecimento especializado no dimensionamento, instalação e especialmente na continuidade da operação pós-execução. O regime turn key de contratação neste caso, centraliza toda a gama de conhecimento especializado em apenas um fornecedor, o que simplifica o processo sem prejudicar as áreas de negócio que precisam dedicar-se a outras atividades.
BMS e Automação Predial
Outra tendência é a de aplicação do regime Turn Key para automação predial em ambientes corporativos e comerciais em geral. Sistemas de segurança e ambientação, a climatização, a energia e outras soluções diversas para infraestrutura predial, como controle de acesso por meio de tecnologias de credenciamento e autenticação de usuários são algumas das possibilidades.
O Turn Key na contratação de serviços de BMS otimiza especialmente o processo de implantação da integração de sistemas para o gerenciamento de dados, tornando mais eficaz a automação predial o monitoramento e controle.
Quer saber mais sobre BMS? Leia nosso post: O que é Building Management System (BMS) e suas principais vantagens.
Deixe um comentário