Entregue a nova sede da Filarmônica de Minas Gerais |Estação da Cultura Presidente Itamar Franco

Entregue a nova sede da Filarmônica de Minas Gerais |Estação da Cultura Presidente Itamar Franco

A Sala de Concertos Minas Gerais, nova sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, foi o primeiro espaço da Estação da Cultura Itamar Franco a ser entregue.

 

A obra da Estação da Cultura, que teve início em 2013, está sendo erguida numa área de 14 mil m² e  inclui em seu projeto, além da sala de concertos, um prédio de 8 pavimentos que abrigará as sedes da Rede Minas de Televisão e da Rádio Inconfidência,  um casarão restaurado com serviços de alimentação e uma grande praça pública, que harmoniza o prédio com o seu entorno.

 

A Estação da Cultura Presidente Itamar Franco é uma das maiores obras de infraestrutura voltadas para a cultura realizadas nos últimos tempos. Em janeiro de 2014, a Digicomp iniciou a realização das obras de  Instalações Hidrossanitárias e Elétricas, incluindo a construção subestação e a instalação do Grupo Motor Gerador – GMG e Combate a Incêndio, além dos Sistemas de Dados e Voz, Segurança (CFTV, Controle de Acesso, Detecção e Alarme de Incêndio) e Automação, que foram entregues em 2014, quando aconteceu o primeiro ensaio experimental da Filarmônica. “Nos sentimos honrados em realizar uma obra de tamanha importância para o cenário cultural. Ao assistir o primeiro ensaio experimental da Filarmônica na Sala de Concertos, podemos vivenciar uma experiência única e apreciar a qualidade e a beleza da Sala de Concertos Minas Gerais. Esta é, sem dúvida, uma das obras mais destacáveis da Digicomp nestes 25 anos.” (Dimitry Boczar, sócio-diretor da Digicomp)

 

Sobre a Sala de Concertos  

Fonte: Agência Minas, 13/12/14 – via site Codemig

A acústica da Sala é comparável ao nível das melhores salas do mundo. Além de ter estrutura para receber grandes orquestras, o espaço amplia a capacidade de atuação da Orquestra Filarmônica, bem como seus programas educativos e sociais que visam à formação de público. Desde sua criação, a Filarmônica tem como diretriz a democratização de acesso à música erudita. Já realizou mais de 500 concertos para um público de aproximadamente 600 mil pessoas, das quais 48,9% participaram de forma gratuita. E estes números só tendem a crescer com a nova casa.

Resultado de esforço travado por profissionais de notória competência, do Brasil e do exterior, a Sala Minas Gerais se equipara aos mais consagrados espaços do mundo que se dedicam à fruição e aprendizado da música erudita. Tem capacidade para receber até 1,4 mil expectadores. O espaço é dotado de áreas de público e técnicas e salas de ensaios individuais e coletivas, além de infraestrutura para gravações de áudio e vídeo, iluminação cênica, pontos de apoio para equipes de televisão, segurança e demais instalações dotadas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br