Como a automação pode reduzir os custos de energia elétrica?
É correto afirmar que, nos dias atuais, as empresas têm tido mais dificuldade para manter o equilíbrio entre os custos e a rentabilidade do negócio. Além disso, a competitividade acentuada tem tornado a margem de lucro cada vez mais apertada.
Por isso, reduzir custos é uma tarefa constante na gestão de micros e pequenos empreendedores, já que isso pode significar a sobrevivência da empresa em um mercado tão acirrado.
Dado esse contexto, é importante citar o papel da energia elétrica na redução de custos, já que ela é um insumo básico e fundamental para qualquer atividade que o empreendimento realiza. Portanto, no artigo de hoje, mostraremos as ligações entre automação e redução de custos por meio da eficiência energética. Continue a leitura do conteúdo para conferir!
O que é eficiência energética?
De forma simplificada, eficiência energética é uma atividade que visa à otimização do uso das fontes de energia, reduzindo custos por meio de sua utilização de forma responsável. Ou seja: é uma maneira racional de consumir energia elétrica.
Por definição, podemos afirmar que eficiência energética é a relação entre a quantidade de energia aplicada em uma determinada atividade e aquela que é disponibilizada para a sua realização.
Qual é o papel da Internet das Coisas na redução de custos de energia elétrica?
Ao implementar uma estratégia de tecnologia inteligente na gestão dos processos operacionais, a empresa não usufrui apenas dos benefícios da automação, mas também ajuda a melhorar o gerenciamento dos ativos. Nesse sentido, a Internet das Coisas (IoT) mostra que sensores podem ser utilizados para identificar o uso e a vida útil de equipamentos, antecipando e ou até mesmo postergando manutenções eventuais. A manutenção preditiva pode reduzir os gastos gerais com manutenção, de forma que reduz o tempo de parada por antecipação de falhas e até mesmo aumenta o tempo entre as manutenções.
Resumindo, quando o assunto é automação e redução de custos por meio da eficiência energética, é correto afirmar que a Internet das Coisas tem uma infinidade de aplicações pertinentes.
Como os recursos de automação podem reduzir o consumo de energia elétrica?
Uma aplicação prática da automação que ajuda a reduzir custos de consumo de energia elétrica é a utilização de um termostato. Pense em uma câmara frigorífica, por exemplo: o termostato é o dispositivo que manterá o sistema de refrigeração ligado somente quando a temperatura ficar acima do que está programada.
Ou seja, de forma automática, o sistema de refrigeração não se mantém ligado em tempo integral, evitando o consumo desnecessário de energia elétrica. Apesar desse ser um exemplo básico, vale ressaltar que o conceito pode ser aplicado às mais diversas áreas de uma empresa, principalmente no setor de TI.
Tendo isso em vista, é possível fazer com que os computadores entrem em estado de hibernação à medida que não são utilizados por um espaço de tempo, assim como as luzes podem ser apagadas caso algum colaborador saia do recinto e esqueça de apagá-las, sem falar nos processos internos de equipamentos que podem ter o seu funcionamento otimizado.
A automação e redução de custos são conceitos que estão diretamente ligados. Dentre as aplicações que a sua união pode proporcionar às empresas para potencializar a eficiência energética, podemos citar:
- acionamento e desligamento de máquinas e equipamentos em horário pré-programados;
- controle de temperatura de ambientes;
- controle de iluminação;
- controle de consumo de gás, água e eletricidade;
- uso inteligente de sistemas e equipamentos;
- fornecimento de utilidades no estabelecimentos como água quente, água gelada e energia auxiliar;
- entre muitos outros aspectos que otimizam a gestão de forma sustentável, eficaz a inovadora.
Gostou deste artigo sobre como a automação pode reduzir custos por meio da eficiência energética? Então não deixe de conferir também as nossas 5 dicas para uma redução de custos com a sua estrutura de TI!
Deixe um comentário