Veja 5 dicas para uma redução de custos com sua estrutura de TI

Veja 5 dicas para uma redução de custos com sua estrutura de TI

Gerenciar uma estrutura de TI é um grande desafio. Por exemplo, se ocorre algum problema com um servidor, quão seriamente as operações de sua empresa são afetadas? É possível obter uma importante redução de custo sem, para isso, afetar o desempenho e a performance do setor?

A interconectividade entre departamentos e aplicações de software tornou difícil encontrar respostas seguras a questionamentos dessa natureza. Para que você supere esses desafios, selecionamos 5 excelentes maneiras de otimizar sua estrutura de TI, simplificando processos e reduzindo os custos. Boa leitura!

1. Avalie seu data center

O primeiro passo para otimizar e, ao mesmo, reduzir os custos de sua estrutura de TI, consiste em analisar o sistema existente. Conduza uma avaliação realista, pois isso ajuda a eliminar redundâncias e quaisquer elementos que você não precise ou não use mais. Para guiá-lo nessa atividade, considere o seguinte roteiro de exame:

  • quais aplicações estão em uso?
  • quais bancos de dados elas acessam?
  • onde residem e como operam juntas?
  • quais as dependências críticas de upstream e downstream?

2. Diminua a quantidade de servidores e aumente sua utilização

Muitas empresas desperdiçam um valioso espaço em seus data centers e comprometem sua capacidade de armazenamento com a utilização de uma quantidade desnecessária de servidores, gerando aumento do uso de energia e de custos trabalhistas.

Para reduzir gastos, o ideal é manter uma estrutura de TI funcionando com menos servidores, mas que, todavia, sejam mais utilizados. O efeito positivo dessa medida é considerável, já que é possível reduzir em cerca de 70% o desperdício de espaço no data center.

3. Simplifique o hardware de rede

A manutenção de uma estrutura de TI de alta tecnologia implica gastos adicionais relacionados ao cabeamento e a ocupação de espaço físico. Ao reduzir a complexidade do hardware de rede, os custos com manutenção também são diminuídos.

4. Automatize os processos

Não há dúvida sobre isso: toda empresa gasta muito dinheiro para manter seus colaboradores. No entanto, a qualidade que você obtém de uma tarefa desempenhada por um profissional pode ser replicada e, em muitos casos, melhorada por um processo automatizado.

Nesse contexto, as operações de TI oferecem algumas ótimas oportunidades para a redução de custos. Ao automatizar processos manuais, seu data center pode se beneficiar, imediatamente, de uma eficiência aprimorada.

Por exemplo, converter as tarefas burocráticas (como o preenchimento de documentos, faturas etc.) para um processo automatizado não garante apenas maior velocidade e precisão, como também economiza um tempo valioso, que pode ser gasto em outras atividades.

Implementar a automação dentro da sua estrutura de TI também permite a geração de diagnósticos mais velozes de problemas no sistema, além de alavancar seu desempenho e uptime.

5. Consolide os servidores existentes

Os servidores são, certamente, um dos maiores obstáculos financeiros para qualquer organização. Infelizmente, até recentemente, muitos deles eram uma necessidade absoluta, assim como sua manutenção e atualização.

Com o advento da virtualização e do cloud computing, entretanto, uma superabundância de servidores só servirá (sem trocadilhos) como grandes drenos de recursos que poderiam, perfeitamente, ser mais bem empregados em outras áreas.

Isso faz com que consolidar os servidores existentes seja decididamente uma boa ideia, pois, dessa forma, você mantém os benefícios de uma estrutura de TI in-house ao mesmo tempo em que atinge uma importante redução de custo para a empresa.

Gostou do artigo? Então, compartilhe nosso post nas redes sociais e ajude a divulgar essas informações!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br