Conheça diferentes soluções para melhorar o seu datacenter
Quando falamos em estratégia de negócios, a infraestrutura de TI é um dos primeiros pontos a se pensar. Isso porque o Datacenter é responsável por deixar a empresa sempre acessível pelos clientes online e pelos colaboradores na rede local.
Também é parte fundamental da estratégia de Big Data, uma vez que deve armazenar dados importantes para análises e tomadas de decisões dos gestores.
Nesse caso, melhorias contínuas serão necessárias para garantir o bom desempenho e performance do Datacenter. Os pontos mais importantes a serem considerados são: o consumo de energia, a climatização do ambiente e a segurança dos equipamentos.
Conheça agora as principais soluções para melhorar o seu Datacenter.
Consumo de energia elétrica
Adotar medidas de controle e redução do consumo de energia é uma das etapas fundamentais no processo de otimização do Datacenter. Mas, para fazer isso com eficiência, deverá contar com a organização e o apoio de alguns equipamentos específicos:
GMG (Grupo Motor Gerador)
Consiste em um gerador formado por um conjunto de motor a diesel e máquina elétrica de corrente alternada para gerar energia por meio do consumo de óleo diesel ou gás natural. Além de contribuir para a redução do consumo de energia fornecida pela rede pública, garante o pleno funcionamento da Infraestrutura de TI durante apagões.
Quadros elétricos
Os quadros elétricos são responsáveis por indicar ocorrências de mudanças de temperaturas, indicação e suporte de curtos-circuitos e muitas outras atividades incomuns na rede elétrica, por meio do monitoramento online.
No-break
Processos contínuos só podem ser garantidos com a ajuda de no-breaks. Isso porque eles são responsáveis por manter todos os equipamentos da sua infraestrutura de TI funcionando em momentos críticos, como a queda de energia elétrica.
Busway
A capacidade de organização, flexibilidade, confiabilidade e disponibilidade tornam o Busway uma das melhores formas de se fornecer energia elétrica aos Racks. Ele também permite o monitoramento online da corrente elétrica em que estiver interligado.
PDU
O PDU (Unidade de Distribuição de Energia) é responsável por garantir o fornecimento equilibrado de energia. Também é capaz de medir a potência da corrente elétrica, bem como os níveis de temperatura e umidade do ambiente. Tudo isso por meio de um monitoramento online.
Esses equipamentos, trabalhando juntos, devem proporcionar a eficiência energética do seu Datacenter.
Climatização do ambiente
O Datacenter também deve ter a temperatura certa e estabilizada para garantir que os equipamentos não sofram danos. Para isso, você vai precisar que alguns equipamentos específicos auxiliem no monitoramento. Conheças os principais abaixo:
Climatizadores de Precisão
Ambientes como onde ficam o Datacenter exigem climatizadores de precisão, que mantêm a umidade e o resfriamento necessário por metro quadrado controlados vinte e quatro horas por dia, todos os dias da semana. Esse processo é fundamental para garantir o alto desempenho da Infraestrutura de TI sem forçar as máquinas com temperaturas tão altas.
Ar-condicionado
O NOC (Network Operation Center) precisa de um ambiente com condições climáticas agradáveis e controladas para garantir conforto durante o trabalho dos profissionais de TI. Nesse caso, manter a temperatura e umidade estável vai exigir um ar-condicionado inteligente e próprio para o Datacenter.
Estratégia de segurança
Com o intuito de preservar o acesso de pessoas não autorizadas aos ativos de informática, a empresa precisa adotar algumas medidas de segurança e vai precisar contar com alguns equipamentos específicos, tais como:
- Sistema de controle de acesso: capaz de liberar o acesso a locais restritos por meio da identificação biométrica aliada a senhas e sensores de presença individuais;
- CFTV (Circuito Fechado de TV): permite o monitoramento a distância do Datacenter com recursos de gravação de imagens, por exemplo.
Fazer todo esse trabalho sozinho pode ser difícil e arriscado, devido à alta complexidade que envolve as instalações e conexões dos sistemas e equipamentos. Por isso, o ideal é que conte com o apoio de uma empresa especializada no assunto para garantir a melhoria efetiva da sua infraestrutura de TI.
Gostou das dicas? Assine a nossa Newsletter agora mesmo e não perca mais nenhum detalhe!
Deixe um comentário