Como melhorar o seguro contra incêndio na indústria e edificações?

Como melhorar o seguro contra incêndio na indústria e edificações?

O patrimônio é, sem dúvida, uma das coisas mais importantes de uma empresa: desde o estabelecimento até as ferramentas para realização do trabalho, todos os pontos são fundamentais para que a atividade funcione de maneira segura.

Proteger os bens, então, deixa de ser uma escolha simples e se torna um desafio cada vez maior para os empreendimentos. O seguro contra incêndio está entre os principais: os danos que um evento grande podem causar são imensuráveis, por isso é bom se prevenir.

Você sabe como melhorar o seguro contra incêndio da sua empresa? Como tornar indústrias e empreendimentos mais protegidos? É sobre isso que trataremos hoje! Acompanhe e entenda.

Segurança do empreendimento em primeiro lugar

Consenso entre os gestores, desenvolver práticas para assegurar o bom funcionamento do empreendimento deve estar entre as prioridades.

A ideia do seguro contra incêndio é simples: garantir, caso haja algum sinistro, que a reparação dos danos seja feita da forma mais eficiente possível. Isso gera estabilidade e segurança melhor para todo o ambiente profissional.

Contudo, depender exclusivamente da atuação da seguradora pode não ser uma boa escolha. Hoje, o mercado conta com várias soluções que não dependem apenas do acionamento da apólice, mas de formas preventivas de proteção de estrutura por meio da tecnologia.

Portanto, é bom analisar algumas maneiras extras para resguardar a integridade do patrimônio e dos colaboradores!

Como vimos, a função primordial de um seguro contra incêndio é de reparação de danos ocorridos. Contudo, se existem práticas para evitar esses danos, por que não fazer uso delas para melhorar o ambiente de trabalho?

Algumas dessas ações são de fácil implementação e garantem a proteção do empreendimento:

Sensores de incêndio

Entre as soluções empresariais mais conhecidas, muitos gestores optam por sensores de incêndio na hora de fazer uma gestão de risco.

São aparelhos com baixo custo e que podem informar o início de sinistros, permitindo que os responsáveis tomem as decisões de forma ágil diretamente no foco do problema.

Assim, você consegue informar o seu time e identificar o ponto crítico do incêndio, mobilizando as equipes para combatê-lo estrategicamente e minimizando os danos que seriam causados caso as chamas não fossem controladas.

Conectividade entre aparelhos por meio de IoT

A evolução da IoT (internet das coisas) garantiu o desenvolvimento de sistemas integrados que podem responder simultaneamente em qualquer eventualidade.

Quando algo superaquecer, por exemplo, todos os sistemas podem ser desligados automaticamente, enquanto os responsáveis são avisados. Dessa forma, as máquinas reduzem os eventuais danos que poderiam sofrer.

Informatização do PPCI

A intenção do PPCI (Plano de Prevenção contra Incêndio) é dificultar a propagação de incêndios, preservando a vida das pessoas e diminuindo os danos ao ambiente e ao patrimônio.

Na verdade, ele é composto por formulários com requerimentos, laudos e outros documentos que devem ser enviados ao Corpo de Bombeiros, demonstrando o posicionamento de alguns equipamentos, como:

  • extintores;
  • luzes de emergência;
  • sinalização;
  • corrimão em escadarias.

A aprovação dessa documentação demonstra que o seu empreendimento está de acordo com as práticas de segurança corretas.

Implantação do SDAI

O SDAI (Sistema de Detecção de Alarme de Incêndio) é, como o nome diz, um sistema inteligente de detecção e alarme que garante a identificação de qualquer ameaça de incêndios de forma rápida e eficaz.

Composto por uma série de recursos, como, central eletrônica, alarmes, sinalizadores e detectores de fumaça, essa é uma das soluções atuais que dão mais segurança para a integridade dos bens, dados e pessoas de um empreendimento.

Durante um incêndio, os sistemas do empreendimento podem ser danificados, o patrimônio pode sofrer danos de difícil reparação e os gastos para a reparação podem custar o funcionamento da atividade.

Já pensou ter que deslocar todo seu time para um espaço alugado enquanto a infraestrutura é reconstruída? Além disso, imaginou o gasto para repor todos os servidores e tecnologias comprometidas com o incêndio?

Por isso, é sempre recomendado possuir um sistema completo como o SDAI: a rápida identificação de traços de incêndio, por menores que sejam, podem impedir que desastres em larga escala danifiquem toda a corporação!

É importante lembrar que uma edificação revestida com a proteção do Sistema de Detecção de Alarme de Incêndio, por ter um caráter protetivo muito completo, consegue reduzir os preços de prêmios em seguros — afinal, ambientes mais seguros fazem com que a apólice reduza significativamente.

O ideal é que você pesquise, junto às empresas especializadas, a melhor forma de implantar o SDAI. Assim, sua empresa conseguirá influenciar diretamente no valor desembolsado para a contratação do seguro. Vale lembrar, que as seguradoras classificam soluções de SDAI de acordo com as certificações internacionais que possuem (UL). Então, tenha mais esse cuidado ao selecionar um fornecedor desse sistema.

E então, leitor? Aprendeu como melhorar o seguro contra incêndio e algumas das melhores práticas de prevenção para indústrias e empreendimentos? Já faz uso de alguma dessas soluções no seu negócio? Deixe um comentário contando a sua experiência!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br