IOT: como reduzir despesas com energia e outros custos operacionais
A Kellogg, mundialmente conhecida por seu cereal matinal Sucrilhos, implementou a Internet das Coisas em sua gestão, com o intuito de reduzir exponencialmente o consumo de energia através dos benefícios da tecnologia de automação.
O projeto teve início em 2005, com uma série de metas definidas para os dez anos seguintes em relação ao consumo de energia. Desde então, a Kellogg seguiu utilizando dados operacionais para alcançar os seus objetivos. Hoje em dia, a companhia afirma economizar a marca de US$ 3,3 milhões ao ano.
Dado esse contexto, mostraremos nesse artigo como a IoT é capaz de reduzir despesas com energia e outros custos operacionais na empresa. Continue a leitura do conteúdo para conferir!
Conexão de dispositivos inteligentes
Considerando que a IoT permite que diversos dispositivos sejam implementados e conectados simultaneamente nos processos cotidianos da empresa, se torna fácil supervisioná-los.
Muitas companhias têm implantado soluções inteligentes baseadas em Internet das Coisas, não somente para reduzir falhas prematuras em equipamentos e desastres, mas também para reduzir as despesas com o consumo de energia elétrica, manutenção e mão de obra, já que todo o funcionamento é analisado em tempo real, ampliando a perspectiva dos gestores e responsáveis.
Redução de custos operacionais
Empreendimentos que optam por soluções em IoT, aliando os seus benefícios à estratégia de gestão, alcançam resultados muito mais eficientes no gerenciamento das instalações, o que leva a uma redução significativa nos custos de mão de obra.
Vale ressaltar, ainda, que os custos operacionais pertinentes aos reparos são minimizados quando existe uma análise de dados inteligente. Além de promover a manutenção preventiva, visando identificar e direcionar os profissionais técnicos de reparo antes que, de fato, ocorram impactos negativos na operação.
Basicamente, isso garante que o reparo seja realizado de forma oportuna e econômica, evitando que a empresa precise adicionar recursos ou trabalhadores extras para remediar alguma situação crítica.
Identificação de tendências de consumo
Como gestor, você já deve ter realizado algum levantamento de despesas fixas, seja em seu departamento ou na empresa como um todo, não é verdade?
Em geral, o consumo de gás, água e eletricidade são maiores do que algumas despesas comuns em uma operação, concorda? Entretanto, em negócios voltados para soluções tecnológicas, existem outros tipos de custos operacionais que podem comprometer a lucratividade.
Com isso em mente, podemos afirmar que a IoT, na redução de despesas, atua da seguinte forma: os gestores podem efetuar análises com base nos dados acessados na nuvem com o intuito de identificar as tendências de consumo, não apenas da organização como um todo, mas também dos equipamentos e sistemas, evitando a excessividade de gastos.
Um sistema conectado à IoT oferece total possibilidade de controle dos gastos por meio de fontes de energia renováveis como, por exemplo, painéis solares. Além disso, as configurações customizadas e controladas pela rede ajudam os colaboradores, que eventualmente podem cometer falhas, a desligar os sistemas e equipamentos após o término das atividades.
Ainda tem alguma dúvida sobre como reduzir despesas com energia e custos operacionais com a IoT? Tem alguma experiência ou dica que queira compartilhar? Deixe sua opinião nos comentários!
Quer que a Digicomp lhe ajude a reduzir custos através da IoT? Clique aqui que entraremos em contato!
Deixe um comentário