IoT + Digital Twin: como a tecnologia pode otimizar os processos de produção?
As tecnologias mudaram a maneira como as empresas se relacionam com fornecedores, clientes e colaboradores. Em poucos instantes é possível analisar uma quantidade enorme de informações ou fazer uma reunião com pessoas que estão do outro lado do mundo.
Todos esses avanços aprimoram a qualidade e a diversidade de produtos e serviços disponíveis no mercado. Desse modo, um diretor de TI precisa acompanhar essas tendências, a fim de fazer com que a empresa seja reconhecida como a melhor na sua área.
Existem vários conceitos que estão revolucionando nossa economia, como a internet das coisas (IoT) e o Digital Twin (gêmeo digital). Por isso, neste post, relembramos seus significados e mostramos como essas soluções vão mudar drasticamente o cenário tecnológico mundial. Continue sua leitura e aproveite!
O que é IoT?
A Internet das Coisas é representada pela conexão entre equipamentos, plataformas e objetivos físicos pela internet. Em outras palavras, ela faz com que os aparelhos eletrônicos se comuniquem e criem um sistema interligado, automatizado e controlado, a fim de melhorar seu desempenho.
Além do mais, é possível criar um banco de dados que pode ser analisado em tempo real, evidenciando as potencialidades e fragilidades de qualquer ferramenta conecta ao sistema.
Com ela, é possível diminuir o tempo gasto na execução de certas funções e reduzir os custos no gerenciamento de atividades. A IoT vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois ela otimiza a experiência dos consumidores e faz com que as empresas e indústrias tenham melhores resultados em seus processos produtivos.
O que é Digital Twin?
A tecnologia da informação e todos os seus setores proporcionam vários avanços em nossa sociedade. Sem eles, provavelmente, você não estaria lendo este post neste exato momento, não é mesmo?
Pois então, como o mercado exige cada vez mais qualidade e eficiência na produção de um produto, é necessário criar ferramentas e possibilidades para analisá-los e testá-los, e o Digital Twin serve exatamente para isso.
Com ele, as indústrias estão criando mercadorias ou linhas de produções inteiras em um mundo virtual. Assim, suas características, defeitos e potenciais são analisados antes mesmo delas serem produzidas e executadas.
Ele pode ser considerado como um espelho dos processos de produção, fazendo com que novas tecnologias e conceitos possam ser aplicados e introduzidos e facilitando a descoberta de insights em sua rotina de trabalho.
Como eles podem otimizar a produção?
À medida que um empreendimento cresce e expande suas fronteiras, novos problemas e obstáculos surgem no caminho de um diretor empresarial. Nessas horas, é preciso ter muito conhecimento e atenção para encontrar soluções adequadas às necessidades dos consumidores e que caibam em seu orçamento financeiro.
O mundo digital oferece várias oportunidades, mas exige que sua gestão esteja preparada para atender às demandas de consumo. Com a IoT e o Digital Twin, você faz com que os processos de produção sejam otimizados. O teste de produtos e a análise de seus resultados antes de seu lançamento ou produção faz com que você potencialize suas funções.
Como consequência disso, você garante a inovação tecnológica de qualidade e faz com que seus consumidores tenham uma melhor experiência.
As evoluções tecnológicas acontecem a todo momento. Então, é muito importante acompanhá-las, a fim de equilibrar prioridades estratégicas com as demandas regulatórias. Ao utilizar a IoT e o Digital Twin, você consegue fazer testes de novos conceitos e configurações em sua linha de produção virtual (digital Twin), sem que qualquer erro atrapalhe a performance de seu negócio.
E então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer aprender mais sobre o assunto? Veja como a Internet das Coisas otimiza a gestão na indústria 4.0!
Deixe um comentário