Big Data na indústria 4.0: por que contar com a tecnologia?
Os especialistas certamente concordam que o Big Data se tornou um divisor de águas na maioria das indústrias modernas. E na indústria ele ganhou espaço para melhorar a experiência do cliente, reduzir custos, direcionar melhor os esforços de marketing e tornar os processos existentes mais eficientes.
Mas não é só isso que ele pode fazer. A análise de dados na indústria 4.0 se responsabiliza pela tomada de decisões, administração do funcionamento automático e autogerenciado de computadores e máquinas e pela interpretação de dados de demanda e produção. Que tal entender um pouco melhor como isso se aplica na prática? Continue a leitura.
Big Data na Indústria 4.0
O conceito de fábrica inteligente está intimamente associado ao Big Data e às tecnologias analíticas relacionadas. Afinal, a capacidade de utilizar grandes quantidades de dados é fundamental para uma instalação da indústria 4.0 e auxilia na inovação e nas melhorias como um todo.
O Big Data Analytics ajuda empresas a economizarem milhões de dólares, ao mesmo tempo em que identificam tendências e padrões em vastos conjuntos de dados industriais.
Fábricas coletam e analisam informação aos montes, para identificar falhas de design em seus produtos recém-fabricados, reforçando a qualidade da produção. E a chave do Big Data está aí, sendo ele composto de Volume, Velocidade e Variedade de Dados.
Em uma configuração tão complexa, indústrias se esforçam para melhorar a eficiência do negócio e isso só pode ser realizado quando anomalias e problemas são detectados antes que os clientes os percebam. E isso é basicamente o que o Big Data faz.
Melhorando a experiência do cliente
O Big Data na indústria ajuda a detectar defeitos em um estágio muito anterior do que o habitual, de modo que as modificações necessárias possam ser feitas antes do produto ser comercializado. Para que isso aconteça, todavia, é necessário fazer uso proativo dele à medida que avançamos para uma era de automação completa.
Por isso, investimentos em uma maior digitalização (e em suporte para a integração de toda empresa) devem aumentar em 118% até 2020, para oferecer suporte a Indústria 4.0. Se hoje 33% dos fabricantes tem um alto nível de digitalização, esse número deve subir para 72% num futuro próximo.
Direcionando esforços de marketing
As principais áreas de investimento escolhidas incluem integração de cadeia de valor vertical, desenvolvimento de produtos de engenharia e acesso ao cliente, como canais de vendas e marketing.
Não é difícil entender por que. Para o marketing, por exemplo, Big Data é a consequência fundamental do novo cenário nascido do mundo digital em que vivemos.
Essas informações podem fornecer uma visão não apenas sobre quem são os seus clientes, mas onde eles estão, o que querem, como desejam ser contatados e quando. E isso é valioso para as indústrias.
Ademais, Big Data pode ajudá-lo a descobrir o que influencia a fidelidade do cliente e o que os mantém adquirindo produtos de uma mesma marca. Dessa forma, determinar o melhor gasto de marketing para cada canal é mais simples.
Outros benefícios do Big Data
Há ainda muito mais que o Big Data na indústria pode fazer:
- a análise de dados é um ótimo instrumento para a tomada de decisões orientada, permitindo que a indústria ganhe visibilidade;
- Big Data na indústria é uma ferramenta para ajudar você a conectar todas as máquinas e dispositivos do negócio, e gerenciar a automação;
- com Analytics, interpretar dados do mercado e corresponder às expectativas do público em termos de produtos é algo atingível;
- conheça e acompanhe suas vendas com Big Data e não fique com armazéns cheios de estoque.
Num mundo em rápida mudança, é importante que a sua organização esteja sempre a frente. As empresas precisam reagir rápido as constantes disrupções do mercado e atuar no presente tendo em mente os desafios do futuro. O Big Data ajuda pode ajudar.
Esperamos que você tenha conseguido entender porque contar com Big Data na indústria é importante. Quer continuar aprendendo? Acesse nosso post e conheça diferentes soluções para melhorar seu Data Center.
Deixe um comentário