Como usar cloud computing a favor da sua empresa?

Como usar cloud computing a favor da sua empresa?

O Cloud Computing (computação em nuvem) se popularizou, e é sem dúvidas se tornou uma das grandes tendências do setor de TI no cenário atual. Indispensável para muitas empresas, que, desta maneira, puderam se preocupar apenas com aquilo que era necessário, possibilitando um aumento no foco onde era importante.

Isso não só ajudou todo o setor de Tecnologia da informação a crescer, como fez com que todo o processo de desenvolvimento fosse otimizado, aumentando o lucro e fazendo com que o setor fosse ainda mais valorizado.

O cloud computing é um conceito que  talvez tenha mudado de uma vez por todas a maneira como vemos a importância da informação no ambiente corporativo.

A tecnologia Cloud Computing

O cloud Computing ou computação em nuvem, é uma tecnologia que permite acessar documentos ou softwares remotamente, sem a necessidade de instalações locais, economizando muito com licença de software e facilitando muito a vida de quem usa o serviço, deixando o processamento todo em um servidor específico, assim podemos utilizar o serviço da melhor maneira e ainda economizar com isso.

Preocupe-se apenas com o necessário

Um dos principais pontos problemáticos para o setor de TI eram os custos: ficava muito caro manter um bom servidor na empresa, tanto em mão de obra quanto em equipamento. Com o serviço em nuvem é possível deixar todo tipo de aplicação “rodando”, sem a necessidade de equipamento parrudo e maquinário de última geração: tudo fica a cargo de uma máquina virtual todo o processamento do serviço.

Atualização automática

Se você utiliza o serviço em nuvem, provavelmente não precisa se preocupar com atualizações desnecessárias de softwares: além de ser um ambiente geralmente centralizado, todo o processo de atualização e segurança é realizado em um automaticamente uma única vez, assim, o empresário pode se preocupar apenas com seu negócio e seu crescimento.

Uma gestão de TI focada em disponibilidade e segurança

Se o suporte e a atualização ficam por conta do provedor de serviço em nuvem, o mesmo não pode ser dito sobre a disponibilidade e segurança da informação. Cabe ao gestor a obrigação de acompanhar de perto, e permitir acesso a todas as unidades da empresa, assim como setores, parceiros e filiais, mantendo acesso aos sistemas e toda a estrutura virtualizada.

A segurança deve sempre ser acompanhada de perto, não só mantendo softwares atualizados, mas também todo o recurso humano, assim como usuários com acesso ao ambiente e em quais níveis estes acessos estão disponíveis, como alterações no escopo geral do funcionamento do negócio.

A computação em nuvem é uma maneira de facilitar a vida de uma empresa, e está bem mais próxima do que muitos imaginam, se pararmos para pensar o  pagamentos de contas em banco faz parte do cotidiano de muitos, e a maioria dos bancos utilizam o processamento em nuvem para validar estes pagamentos, para isso basta ter acesso à internet. De um modo geral, em um mundo cada dia mais conectado, aqueles que entenderem a importância do serviço estarão sempre atualizados e um passo a frente. Ainda tem dúvidas? Veja aqui por que é importante inovar no setor de TI para se manter no mercado!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br