6 boas práticas para reduzir custos com TI e Telecom
Qualquer empresa que queira sobreviver a um momento de crise deve ter como um de seus principais objetivos reduzir custos. Nesse momento, não vale poupar esta ou outra área: é preciso reavaliar os processos em todas para identificar aquelas brechas onde os gastos podem ser cortados.
A TI e a Telecom não ficam de fora. Responsáveis por alguns dos maiores gastos de uma organização, elas também precisam passar por uma avaliação criteriosa que diga quais custos são realmente necessários para a sua operação.
E para que você saiba como fazer isso, listamos abaixo algumas das principais práticas que podem gerar economias significativas nessas duas áreas e manter sua empresa competitiva no mercado. Acompanhe conosco!
Como reduzir os custos em TI:
1. Avalie os sistemas utilizados
O primeiro passo é começar avaliando os sistemas utilizados, tanto de software, quanto de hardware. Programas antigos ou obsoletos, que não atendem às necessidades da empresa, podem gerar um gasto até 25% mais alto do que se estivessem atualizados.
Da mesma forma, um hardware antigo, que atrapalhe a fluidez dos processos e interrompa as atividades da sua empresa a todo momento para manutenção, pode significar dinheiro perdido.
2. Automatize os processos operacionais
Algumas tarefas apresentam certo grau de repetição e, para que sejam otimizadas e sua qualidade garantida, é preciso automatizá-las. A automação dos seus processos em TI irá trazer maior eficiência às atividades da empresa, além de corrigir erros humanos e permitir o diagnóstico de possíveis falhas com uma precisão maior.
3. Adote a terceirização de serviços
Uma das maiores fontes de redução de custos em TI é a terceirização de serviços. Isso porque contar com o apoio de uma equipe especializada permite não só que os processos sejam otimizados, como também que seus times internos foquem no que sua empresa sabe fazer de melhor: seu core business.
Reduzindo custos em Telecom:
4. Reúna todas as informações dos seus gastos em um só lugar
Para reduzir custos em Telecom, você deve primeiro ter todas as informações dos seus gastos visíveis. Reúna todos os dados de contratos, faturas, lista de compras, etc. em uma mesma plataforma — outra dica aqui é usar um bom software de gerenciamento para não se perder com planilhas ou com um livro-caixa.
5. Realize auditorias das faturas regularmente
É comum encontrarmos faturas com erros de cobrança das operadoras. Por isso, é essencial rever suas contas mensalmente e ter certeza de que o que está sendo cobrado está de acordo com o contrato. Caso contrário, você tem o direito de pedir ressarcimento dos valores pagos indevidamente em até 3 anos.
6. Implemente um política de uso
O mau uso dos dispositivos de telefonia da empresa por parte dos funcionários também é um grande vilão dos gastos em Telecom. Porém, é sabido nas grandes corporações, onde existe uma política de uso clara, que prevê o reembolso por ligações particulares, a redução de custos chega a até 10% ao mês.
Essas simples medidas são os primeiros passos para um gerenciamento de TI e Telecom sólido e enxuto, que garanta não só a sobrevivência da empresa no atual cenário de turbulência econômica, como também a preparação de um solo fértil para otimizar os lucros.
Curtiu nosso post? Veja também como utilizar indicadores de desempenho para sua equipe de TI e aprenda mais sobre como otimizar sua gestão.
Comments (0)
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.