A infraestrutura de TI como estratégica de produtividade para a empresa

A infraestrutura de TI como estratégica de produtividade para a empresa

A infraestrutura de TI é um dos elementos mais relevantes em uma organização, sendo essencial para determinar o nível de produtividade na empresa. Afinal, sem tecnologia, as companhias não seriam capazes de realizar negócios e processos eficientemente.

Ao longo deste post, apresentaremos algumas das principais vantagens de uma boa infraestrutura de TI, bem como sua importância estratégica para a empresa. Se interessou? Então continue com a leitura!

Serviço aos clientes

As soluções tecnológicas ajudam sua organização a fornecer um melhor serviço e a desenvolver produtos e/ou serviços de qualidade. A incorporação de ferramentas como o CRM e o ERP, por exemplo, colaboram para o surgimento de novas receitas e para fortalecer a relação com os clientes.

Nesse contexto, a infraestrutura de TI é indispensável para extrair ao máximo o benefício dessas ferramentas, por meio de uma visibilidade clara em todos os ambientes de TI da sua empresa.

Processos mais ágeis

Uma infraestrutura de TI, desde que seja realmente adequada às características do seu negócio e às especificidades de sua área de atuação, permite um melhor gerenciamento de dados, tornando possível, a longo prazo, elevar os níveis de satisfação dos clientes.

Além disso, quando o Diretor de TI pode, por exemplo, ter uma visão holística de seus equipamentos de computação, se torna mais fácil aplicar medidas que agilizem os processos da empresa.

Escalabilidade

A importância estratégica da infraestrutura de TI reside, também, na escalabilidade que oferece às organizações, para garantir a produtividade em processos de expansão ou em contextos que ensejam a mudança qualitativa da demanda.

Soluções como a tecnologia de comunicação unificada (UC, na sigla inglesa) que incorpora e-mails e chamadas telefônicas, por exemplo, aumentam a produtividade na empresa ao facilitar a disseminação de informações relevantes, em tempo real, entre todos os departamentos.

As mais recentes projeções indicam que o setor movimentará, em todo o mundo, um total de US$ 24,88 bilhões nos próximos três anos, demonstrando a clara demanda por esses tipos de soluções e, também, o alcance do impacto gerado sobre a produtividade das companhias que as adotam.

Melhor aproveitamento de servidores

É imprescindível garantir o bom funcionamento do data center. Isso inclui ajustes periódicos dos servidores e o investimento em tecnologias de resfriamento e monitoramento que possam verificar seu equipamento a fim de evitar riscos e prevenir falhas.

Parte dos ganhos de produtividade relacionados às funcionalidades dos servidores requerem garantir que a sua empresa economize energia.

Um estudo divulgado em abril pelo Grupo Anthesis, empresa de consultoria global, identificou que quase 30% dos servidores, em todo o mundo, são comatosos. Ou seja, eles estão instalados em todos os tipos de data center, consumindo energia, mas não realizando qualquer função real.

Dessa forma, a produtividade pode ser otimizada por meio da elaboração de estratégias que assegurem que toda a capacidade atual dos servidores seja explorada, aumentando a eficiência e poupando valiosos recursos a longo prazo.

E aí, gostou desse artigo sobre produtividade na empresa? Se quiser saber mais sobre engenharia e tecnologia em infraestrutura de TI é muito simples: basta curtir a nossa página no Facebook. Temos bastantes conteúdos por lá também!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br