Monitoramento Barragens

caso Description

INOVAÇÃO E MONITORAMENTO

A Digicomp realizou um projeto pioneiro no Brasil de monitoramento remoto via sistema de CFTV para as comportas no muro de contenção (ECJ) de rejeitos e detritos em duas barragens na cidade de Barão de Cocais no estado de Minas Gerais. A execução deste projeto inovador foi acompanhada e fiscalizada pelo Consórcio Minas Mais.

A Digicomp, empresa de tecnologia instalou um moderno sistema de câmeras subaquáticas para verificar com precisão o fechamento completo das comportas do muro de contenção das barragens.

Toda a operação e o acionamento das comportas são realizados de forma remota através de sistema existente, ficando a Digicomp responsável pela implantação do Sistema de CFTV para monitoramento em tempo real da abertura e fechamento das comportas. As câmeras de CFTV se comunicam por meio de enlaces via rádio, com confiabilidade e redundância.

Anteriormente, o sistema existente não garantia o monitoramento em tempo real através da visualização das imagens e nem a gravação em tempo real. A implementação da solução tecnológica trouxe uma maior confiabilidade e segurança na ação remota confirmando o fechamento ou abertura completa das comportas.

Após a entrega final da solução, vários testes foram realizados e constatado que a solução da Digicomp trouxe uma maior segurança para todo o processo. “A implantação das câmeras de monitoramento foi a chave para ter uma excelência no monitoramento e segurança. A qualquer tempo que tivermos uma emergência, a equipe de operação da barragem terá certeza de que as comportas foram acionadas através das câmeras. Agora a operação terá nível máximo de segurança e garantia no acionamento de emergência”, comemora o Analista do Consórcio Minas Mais, Frederiko Athanasio.

O muro de contenção foi construído pelo Consórcio Minas Mais para garantir o retardo e a segurança das populações das cidades da região durante o processo de descomissionamento de duas barragens.



  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br