Blockchain: conheça essa tendência de mercado bancário mundial
Recentemente, uma nova modalidade de moeda digital foi criada (criptomoeda), o bitcoin. No princípio, não se apostavam nessa ideia, porém, com o crescente uso e a falta de legislação e controle que existe em cima dela, essa modalidade de “dinheiro” vem crescendo cada vez mais.
Mas a grande sacada desta moeda não está em ser a transformação de dinheiro real em dinheiro virtual e sim de como isso funciona para que seja mantida a integridade, confiabilidade, segurança e principalmente a veracidade da informação em relação à transação executada. Por exemplo, através do bitcoin, uma pessoa compra de outrem sem até mesmo conhecer quem está do outro lado, e este por sua vez vende sem se preocupar, pois a tecnologia usada pelo bitcoin, o blockchain, garante a veracidade da transação e tudo fica registrado em sua base de dados.
É a tecnologia que existe por trás do bitcoin que fez esse sistema chamar a atenção dos bancos do mundo inteiro.
O que é blockchain
O blockchain é um banco de dados open source, distribuído na internet em blocos, atrelados uns aos outros, que contenham todas as informações, de todas as transações referentes a uma negociação realizadas por um determinado sistema, dentro de uma rede peer-to-peer.
O diferencial
O blockchain vem eliminar os chamados “confiáveis intermediários”, pois seu sistema garante a autenticidade de todas as informações e transações que circulam, assinados digitalmente. É como se não precisa mais do cartório para autenticar um determinado documentos, pois isso é feito via sistema e com total segurança e confiabilidade.
Segurança do blockchain
A segurança é o maior destaque do blockchain e que o torna tão eficiente.
O banco de dados do blockchain é distribuído integralmente entre todos os nós presentes na rede que se utilizada do sistema que adota essa tecnologia. Estes bancos de dados são registros contábeis, um livro-razão, com informações públicas sobre as transações, disponíveis para todos na internet, sem o controle especifico de uma pessoa ou instituição.
Todas as transações que são realizadas são registradas no banco de dados, contendo além do registro das transações, informações como data, hora, valores e participantes de cada evento.
Dentro desta rede de nós que possuem os bancos de dados, existem os chamados mineradores, que verificam através de cálculos e algoritmos matemáticos cada transação que é realizada. É através desse sistema de banco de dados distribuído e com os algoritmos aplicados que o blckchain verifica a autenticidade de cada transação. Se alguma pessoa tentar criar uma transação falsa entre dois nós, os demais nós, ao serem comparados pelos mineradores, apontam a divergência, barrando assim que tal transação venha a ser registrada no livre-razão.
Principais vantagens do blockchain
Além da segurança que o sistema de blockchain oferece, o uso desta tecnologia permite que processos tornem-se mais eficientes, rápidos e menos burocrático, uma vez que elimina diversos atravessadores em uma negociação.
Outra grande vantagem para esse sistema de banco de dados distribuído é o baixo investimento em infraestrutura e o grande poder computacional que ele atinge, uma vez que usa todos os nós da rede para assegurar a confiabilidade dos registros e o armazenamento do banco de dados.
Aplicação do blockchain no mercado bancário
Os bancos estão investindo em pesquisas e inovações em TI para aderirem ao uso da tecnologia do blockchain, pois através dela, poderão diminuir a burocracia em vários serviços que hoje são complexos e diminuir investimentos em infraestrutura, e garantirem a segurança ainda maior ans operações financeiras. Os blockchains podem ser aplicados em diversos serviços financeiros, como transações de compensação, emissão de crédito, gestão de títulos, remessas de cambio, consórcios, entre outros.
Também pode trazer para os bancos uma economia em outros serviços, como por exemplo, custos com remessas de cambio, custos cartorários, maior disponibilidade dos dados, menos incidências de ataques virtuais, menor investimento em mão de obra e infraestrutura.
É uma tendência de que todas as formas que conhecemos de negociação hoje passe a ser transformada pela tecnologia do blockchain, e aos bancos, aqueles que conseguirem explorar de maneira mais eficiente essa tecnologia inovadora, certamente serão os que sobreviverão a essa mudança do cenário financeiro que está por vir.
Ainda tem dúvidas sobre o blockchain? Deixe um comentário!
Comments (0)
muito bom o seu artigo