Três desafios da indústria 4.0 no Brasil

Três desafios da indústria 4.0 no Brasil

A Indústria 4.0 é uma das tendências tecnológicas que mais está em ascensão ao redor do mundo. Aderida pelo setor industrial e tecnológico de inúmeros países, hoje pode-se afirmar que ela não é apenas uma previsão futura, mas uma realidade presente.

Entretanto, fica uma dúvida: e a Indústria 4.0 no Brasil? Por que sempre que se trata de novas tecnologias ou soluções inovadoras que exijam infraestrutura e investimentos, tanto por parte do setor privado quanto do Governo, sabemos que o nosso país enfrenta uma série de dificuldades?

No artigo de hoje mostraremos quais são os principais desafios da indústria 4.0 no Brasil e o motivo dessa tecnologia moderna e inovadora sofrer tantos empecilhos para ser implementada no país. Continue a leitura do artigo para conferir!

1. Falta de conhecimento para implementação da tecnologia

Certamente, um dos principais entraves da implementação da indústria 4.0 no Brasil é a falta de conhecimento que os profissionais do setor ainda têm.

Principalmente, por conta do fato de que a indústria 4.0 oferece um amplo repertório de tecnologias, mecanismos e recursos. Isso tem gerado dificuldades de identificação sobre como ela pode atender às necessidades ou ser aderida pelos setores comerciais por parte dos usuários.

Além disso, a complexidade do funcionamento da indústria 4.0 ainda se mostra como um grande empecilho para os nossos profissionais, já que exige um alto nível de conhecimento para que suas usabilidades sejam integradas de forma eficiente.

2. Índice de desenvolvimento tecnológico nacional

O índice de desenvolvimento tecnológico em nosso país tem se mostrado como um dos desafios para que a indústria 4.0 seja integrada ao setor industrial. Tanto por parte do Governo quanto por parte das indústrias, ainda existem dificuldades para se identificar os nichos em que há mais possibilidade de desenvolvimento.

Para que as oportunidades sejam identificadas, será necessário não somente desenvolver, como também fortalecer os recursos que apoiam o desenvolvimento tecnológico das empresas nacionais.

A customização de soluções já existentes para os diferentes perfis de consumidores dos variados segmentos comerciais ofereceria grandes oportunidades para serviços relacionados aos setores de integração de sistemas e desenvolvimento de softwares, por exemplo, devido ao Brasil já ter alguma estrutura concreta.

3. Adaptação das fábricas

Como você já deve saber, basicamente, o conceito de indústria 4.0 consiste na integração de tecnologias digitais e físicas, além da aplicação de princípios de engenharia e produção em toda a infraestrutura das fábricas.

Para que uma fábrica passe a funcionar sob o conceito dessa tecnologia inovadora, é preciso adaptá-la desde as bases de sua estrutura. Ou seja, é preciso digitalizá-la em cada mínimo aspecto que envolve as etapas de produção e desenvolvimento dos produtos.

Por exemplo, é necessário integrar sistemas digitais nos maquinários, criando uma conexão digital para que todos os processos operacionais possam ser realizados de forma remota e automatizada.

Considerando os investimentos necessários para transformar isso em realidade nos dias atuais, sem dúvidas, a adaptação das fábricas ainda se mostra como um dos grandes desafios da indústria 4.0 no Brasil, dentre as outras dificuldades que abordamos no artigo.

Quer se aprofundar mais no assunto e entender melhor a implementação de tecnologias digitais no setor industrial? Então entenda o que é a indústria 4.0 e quais são seus diferenciais!

A Digicomp Engenharia e Tecnologia está preparada para oferecer soluções e serviços na Industria 4.0. Faça contato conosco para maiores detalhes.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br