Tendências em tecnologias emergentes para indústrias

Tendências em tecnologias emergentes para indústrias

Hoje em dia podemos contar com facilidades tecnológicas que nos auxiliam em alguns processos básicos do dia a dia, como receber e enviar mensagens por meio de nossos smartphones.

Mas você já imaginou quais serviços facilitarão nossa vida no futuro? Confira a seguir cinco tecnologias emergentes que podem fazer uma grande diferença no cotidiano do ser humano.

Realidade aumentada

A barreira entre o mundo físico e o mundo virtual já não é mais tão visível quanto imaginávamos. O número de smartphones em nossas mãos aumentou rapidamente, e isso influenciou a busca das marcas fabricantes por melhorias a favor do bem-estar cotidiano que os aparelhos podem proporcionar. A realidade aumentada é uma dessas novas funções, que pode mudar a maneira como enxergamos as compras online, literalmente.

Segundo dados apresentados na conferência Gartner Symposium/ITxpo, em 2016, a compra por VR já é uma realidade para algumas marcas, e dentro de alguns anos todos poderemos ter uma noção de como um sofá novo ficará em nossa sala de estar sem ao menos ter que sair de casa, por exemplo.

A junção das informações do espaço em que o cliente deseja instalar com os dados do móvel disponibilizados pela montadora serão capazes de gerar um modelo virtual, em 3D, que dará as dimensões corretas e também uma visualização concreta de como ficará a mudança antes mesmo da peça ser fabricada.

Outras aplicações para a tecnologia também são estudadas, como a possibilidade de melhorar procedimentos médicos, como por exemplo cirurgias plásticas, por meio de modelos personalizados para cada paciente.

Inteligência artificial

Essa é uma tecnologia que tem participado da cultura pop há anos, mas está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Diversas pesquisas ao redor do planeta estão focadas em desenvolver uma IA que funcione corretamente, como aquelas que a gente vê em filmes de ficção científica, por exemplo, capazes de expressar sentimentos humanos e interagir com o ambiente a sua volta de maneira realista.

Impressão 3D

Linhas de montagem da maneira que conhecemos podem estar com os dias contados graças a tecnologia de impressão 3D, que já vem sendo amplamente utilizada para projetos menores, como itens de decoração ou até mesmo pequenas peças funcionais, como maquetes arquitetônicas que permitem uma maior interação com os engenheiros.

Mas o futuro da tecnologia pode surpreender mesmo se pensarmos na aplicação industrial. Com projetos gráficos extremamente detalhados, as impressoras 3D conseguem criar materiais leves e ao mesmo tempo resistentes (ainda que existam impressoras que utilizem materiais pesados, como aço).

Além da indústria, uma outra aplicação da tecnologia de impressão 3D que vem sendo testada é na área médica. Próteses de membros ou ainda substitutos para ossos que necessitam de reposição podem transformar a maneira como a tecnologia avança na medicina.

Chips no lugar de órgãos

Recentemente, pesquisadores desenvolveram modelos de órgãos humanos do tamanho de cartões de memória comuns. Segundo o Fórum Econômico Mundial, essa pesquisa pode influenciar no entendimento do corpo humano e seus diversos órgãos, além de permitir um estudo de comportamentos biológicos até então impossível de se alcançar com órgãos reais. A pesquisa de novos medicamentos também pode ser influenciada.

A internet das coisas

Aparelhos conectados a internet já são realidades há um bom tempo. Computadores e celulares transmitem informações para o usuário de maneira instantânea. Mas o que aconteceria se esses aparelhos estivessem conectados entre si, e também conectados a outros eletrônicos muito presentes no dia a dia, como geladeiras, cafeteiras e até elevadores.

É isso que a Internet das Coisas pretende trazer para as casas ao redor do planeta. Com a conexão sem fio dos aparelhos, muito da rotina do dono poderá ser “aprendida” pelo ambiente conectado, e as particularidades de cada ser humano, como quantidade de comida ingerida diariamente, horários reservados para higiene pessoal ou a quantidade de açúcar no café de quem quiser conectar seus eletrônicos a internet pode proporcionar um nível de praticidade e aconchego nunca antes visto.

A internet das Coisas também poderá ser aplicada em aparelhos industriais, permitindo reduzir custos com mão de obra ou tempo de produção, maximizando os lucros das empresas.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br