Como reduzir gastos com a manutenção?

Como reduzir gastos com a manutenção?

Manutenção de máquinas e equipamentos é um assunto recorrente e está sempre presente na vida do gestor. Muito se fala em quanto se gasta com manutenção corretiva e como ela impacta nos resultados da empresa.

O que os gestores e empresários querem saber é como reduzir os gastos com a manutenção corretiva. A boa notícia é que isso é possível com a adoção de algumas estratégias simples. Continue lendo para saber como otimizar a manutenção na sua empresa!

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva, como o próprio nome já diz, é feita para corrigir um problema que já existe. Nesse tipo de manutenção, a ação só acontece quando a peça, máquina ou equipamento já apresentou defeito ou parou de funcionar.

Apesar de ser um tipo de manutenção muito comum e necessária, depender exclusivamente da manutenção corretiva não é uma boa ideia. Quando uma máquina para de funcionar, a empresa deixa de produzir e de lucrar durante o tempo em que o equipamento e os operadores dele ficarem parados.

A ociosidade traz muitos prejuízos e pode ser evitada. Seja pela otimização da manutenção ou pela adoção de outras estratégias, é possível diminuir os gastos com a manutenção corretiva.

Como diminuir os gastos com a manutenção corretiva?

Confira agora algumas dicas para otimizar sua manutenção e reduzir os gastos.

1 – Planeje as paradas

Ao planejar as paradas, o gestor pode escolher os momentos de menor produção, como o horário do almoço ou o final de semana. Assim, é possível evitar que a máquina pare em um momento crítico e cause problemas na produção.

2 – Faça manutenção preventiva

Em muitos casos, a manutenção preventiva custa menos do que a manutenção corretiva. Por isso, desenvolva cronogramas de manutenção preventiva e crie rotinas para troca de peças, limpeza e lubrificação de máquinas, troca de óleo e assim por diante.

Apesar de parecer um gasto maior, a manutenção preventiva deve ser vista como um investimento. Ao antecipar os defeitos do seu equipamento, você evita que falhas mais graves aconteçam.

3 – Treine sua equipe

Muitos defeitos nas máquinas e equipamentos são causados por mau uso. Para evitar que isso aconteça, forneça treinamento e instrução para quem vai operar cada máquina.

Os operadores podem ser instruídos inclusive sobre pequenas manutenções ou checagens que eles podem fazer diariamente. Dessa maneira, você garantirá uma vida útil mais longa aos seus equipamentos.

4 – Melhore a qualidade dos seus equipamentos

O barato muitas vezes pode sair caro. Não adianta comprar as peças e os equipamentos mais baratos do mercado, se eles vão falhar constantemente e gerar altos custos com manutenção corretiva.

Para reduzir os gastos com manutenção, vale a pena investir em equipamentos de melhor qualidade. Preze pelo custo-benefício e procure fornecedores qualificados.

5 – Tenha a manutenção preditiva como sua principal ferramenta

A manutenção preditiva utiliza dados aquisitados dos equipamentos para antecipar a sua condição de desgaste. Através da análise de tendências de uso e informações sobre a vida útil esperada dos componentes, a manutenção é planejada e executada de uma maneira que maximiza a vida útil das peças.

E uma informação importante e ainda melhor é que está manutenção pode ser programada para antecipar paradas não programadas dos processos.

Solicite aqui uma apresentação e veja como a Digicomp está ajudando outros clientes a economizar através da manutenção preditiva.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Av Barão Homem de Melo, 4500 - 14º andar – Sala 1420 | Estoril | BH | MG
  • +55 (31) 2513-4200
  • faleconosco@digicomp.com.br